Festival de Locarno 2021 | ‘A Máquina Infernal’ e ‘Fantasma Neon’ representam o Brasil

Com histórica edição híbrida, o Festival de Locarno retoma sua programação após cancelar a edição de 2020 devido à pandemia da COVID-19.

Em sua seleção, dois filmes brasileiros podem ser vistos na seção competitiva internacional Leopardo do Amanhã (Pardi di Domani), mostra dedicada à experimentação expressiva e poesia formal inovadora. A seção conta com curtas e médias metragens em estreia mundial ou internacional.

Crítico, roteirista e curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra Cine Ouro Preto e Cine BH., Francis Vogner Dos Reis assina a direção do curta ‘A Máquina Infernal’, um dos selecionados para a seção. Seu filme traz Carol Castanho, Glauber Amaral, Carlos Escher, Talita Araujo, Maria Leite, Martha Guijarro, Carlos Francisco, Renan Rovida, Carlota Joaquina, Luis Chierotto e Allan Peterson dos Reis no elenco; Vogner assina roteiro com Cássio Oliveira; Cristina Amaral (Abaixo a Gravidade) na edição; e Alice Andrade Drummod (Mesmo Com Tanta Agonia) e Bruno Risas (Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu) na fotografia. A sinopse do filme é descrita como uma fábula sobre o apocalipse da classe operária.

‘Fantasma Neon’ é o segundo curta nacional que integra a seção. Dirigido por Leonardo Martinelli, compositor e professor universitário, o filme traz Dennis Pinheiro e Silvero Pereira no elenco. No curta musical, João (o estreante Dennis Pinheiro) é um brasileiro que rala todos os dias, e mesmo com a romantização do trabalho, mostra que o povo vive sem as mínimas condições que garantam ao cidadão segurança física, emocional ou financeira. (via site RG)

A 74ª edição do Festival de Locarno ocorre entres os dia 4 e 14 de agosto e conta com cobertura do Quarta Parede POP.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Estudante de psicologia e fascinada pelo audiovisual. Acredita que o cinema seja uma arte de teor político que dá voz a quem não é ouvido. Gosta de conhecer novas culturas e acredita que o cinema seja a melhor forma para isso, expandindo assim a visão de mundo dentro se sua limitada realidade.