Foram anunciados os indicados ao Oscar 2021! Mesmo que ainda falte mais de um mês para a cerimônia da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, é importante se organizar para as futuras maratonas.
Dessa forma, preparamos essa lista com todas as informações sobre como assistir aos indicados. Aproveite!
Observação: Você notará a ausência de alguns filmes na lista. Conforme os faltosos forem ganhando datas de estreias nos cinemas ou forem lançados em serviços de streaming, essa matéria será atualizada.
MEU PAI


O longa, dirigido por Florian Zeller e estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman, foi um dos destaques da lista de indicados esse ano. A produção conta a história da relação entre uma filha e seu pai idoso, que se recusa a receber cuidados especiais quando ela está prestes a se mudar para Paris.
Indicado a 6 categorias — Melhor Filme, Melhor Ator (Hopkins), Melhor Atriz Coadjuvante (Colman), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Design de Produção —, Meu Pai tem previsão para ser lançado no dia 8 de abril nos cinemas aqui no Brasil.
JUDAS E O MESSIAS NEGRO


Uma das grandes surpresas do Oscar 2021, o filme dirigido por Shaka King, recebeu 6 indicações ao Oscar — Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield), Melhor Roteiro Original, Melhor Cinematografia e Melhor Canção Original (“Fight For You”).
Judas e o Messias Negro conta a história de Fred Hampton (Kaluuya), ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Ao longo de sua vida, Hampton passa a ser perseguido pelo FBI, contando com a ajuda de William O’Neal (Stanfield), que para isso se infiltra no grupo dos Panteras.
O filme estreou nos cinemas brasileiros no dia 26 de fevereiro.
MANK


Mank, de David Fincher, conta a história do roteirista Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman) e sua relação com o diretor Orson Welles (Tom Burke), colocando em discussão quem foi a verdadeira mente por trás da grande obra cinematográfica, Cidadão Kane.
O longa, que está disponível na Netflix, recebeu 10 indicações — Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Oldman), Melhor Atriz Coadjuvante (Amanda Seyfried), Melhor Cinematografia, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som.
NOMADLAND


Um dos destaques da temporada de premiações, Nomadland, de Chloé Zhao, tem a oportunidade de fazer história. A diretora tem quebrado recordes constantemente ao longo da temporada.
O filme — que recebeu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza — apresenta Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, que vive em seu trailer como uma nômade moderna, passando por diferentes lugares dos EUA.
Nomadland recebeu 6 indicações ao Oscar 2021: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (McDormand), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Cinematografia e Melhor Edição. Ele está previsto para ser lançado aqui no Brasil no dia 15 de abril.
O SOM DO SILÊNCIO


O filme de Darius Marder conta a história de baterista de uma banda heavy metal (Riz Ahmed), que descobre que está perdendo sua audição gradualmente.
O Som do Silêncio, disponível no Prime Video, recebeu 6 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator (Ahmed), Melhor Ator Coadjuvante (Paul Raci), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Som.
OS 7 DE CHICAGO


O segundo filme dirigido por Aaron Sorkin conta a história de uma manifestação contra a Guerra do Vietnã, que acabou tornando-se num confronto violento diretamente com a polícia em 1968.
Os 7 de Chicago está disponível na Netflix e foi indicado ao 6 Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Sacha Baron Cohen), Melhor Roteiro Original, Melhor Cinematografia, Melhor Edição e Melhor Canção Original (“Hear My Voice”).
DRUK


Quatro professores decidem fazer um teste para ver se suas vidas melhoram. Dessa forma, eles começam a manter um nível constante de álcool no organismo. Mas as coisas não são assim tão fáceis.
O longa Druk, de Thomas Vinterberg, indicado a 2 Oscars (Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional – Dinamarca), é um dos principais nomes da temporada de premiações. Estreia no dia 25 de março nos cinemas brasileiros.
A VOZ SUPREMA DO BLUES


A Voz Suprema do Blues, de George C. Wolffe, é um filme recheado de grandes nomes. Além do diretor, é possível citar o ator Chadwick Boseman, a atriz Viola Davis, e Denzel Washington, que é o produtor do longa, disponível na Netflix.
Indicado a 6 Oscars: Melhor Ator (Boseman), Melhor Atriz (Davis), Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Design de Produção.
PIECES OF A WOMAN


Indicado a Melhor Atriz (Vanessa Kirby), Pieces of a Woman conta a história de uma mulher que acabou de perder seu bebê. Ele está disponível na Netflix.
ONE NIGHT IN MIAMI…


O filme de estreia na direção de Regina King recebeu 3 indicações ao Oscar 2021 — Melhor Ator Coadjuvante (Leslie Odom Jr.), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original (“Speak Now”).
One Night in Miami… conta a história da noite de 25 fevereiro de 1964, quando Muhammad Ali (Eli Goree), Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), Sam Cook (Leslie Odom Jr.) e Jim Brown (Aldis Hodge) se reúnem para discutir questões voltadas à luta pelos direitos civis. Ele está disponível no Prime Video.
BORAT: FITA DE CINEMA SEGUINTE


Depois de 2007, Sacha Baron Cohen volta a fazer história no Oscar com seu personagem mais famoso. Borat: Fita de Cinema Seguinte recebeu duas indicações à premiação: Melhor Atriz Coadjuvante (Maria Bakalova) e Melhor Roteiro Adaptado. A comédia está disponível no Prime Video.
ERA UMA VEZ UM SONHO


O longa dirigido por Ron Howard recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante (Glenn Close) e Melhor Maquiagem e Penteado. Ele conta a história de um estudante de direito que retorna a sua cidade natal e reencontra sua família numa situação difícil.
Era Uma Vez Um Sonho, disponível na Netflix, foi lançado em cima do começo da temporada de premiações, justamente com o objetivo de ser indicado ao Oscar. No entanto, ele acabou dividindo opiniões, chegando, inclusive, a ser indicado ao Framboesa de Ouro 2021 recentemente.
O TIGRE BRANCO


Considerado uma das surpresas na lista de indicados ao Oscar 2021, O Tigre Branco, estrelado por Adarsh Gourav, Priyanka Chopra e Rajkummar Rao, foi lembrado na categoria Melhor Roteiro Adaptado.
O filme, disponível na Netflix, conta a história de Balram Halwai (Gourav) e sua rápida ascensão de aldeão pobre a um rico empresário.
DOIS IRMÃOS: UMA JORNADA FANTÁSTICA


A animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, da Pixar, apresenta dois elfos, que fazem uso de um cajado mágico para tentar trazer o falecido pai de volta à vida. Mas as coisas não saem muito bem conforme o planejado.
Indicado à categoria Melhor Animação, o filme está disponível no Disney Plus.
A CAMINHO DA LUA


Influenciada pelas histórias de sua mãe, a jovem Fei Fei decide construir uma nave espacial para ir à Lua e tentar comprovar a existência de uma deusa.
A Caminho da Lua foi indicado à categoria Melhor Animação e está disponível na Netflix.
SHAUN, O CARNEIRO, O FILME: A FAZENDA CONTRA-ATACA


Indicado à categoria Melhor Animação, o filme apresenta o carneiro Shaun, que ajuda uma adorável alienígena a voltar para o seu planeta, enquanto eles são perseguidos por agentes do governo.
Shaun, O Carneiro, O Filme: A Fazendo Contra-Ataca está disponível na Netflix.
SOUL


Outra animação da Pixar na lista de indicados ao Oscar 2021. Soul conta a história de Joe Gardner, um professor de música do ensino médio que alcança a grande chance de sua vida, tocar no melhor clube de jazz da cidade. Mas um pequeno passo em falso o leva das ruas de Nova York para um lugar fantástico, onde novas almas obtêm suas personalidades, peculiaridades e interesses, antes de irem para a Terra.
Soul recebeu 3 indicações — Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som — e está disponível no Disney Plus.
SE ALGO ACONTECER… TE AMO


Indicado à Melhor Curta-Metragem de Animação, Se Algo Acontecer… Te Amo conta a história de um casal que enfrenta o luto, após a perda de sua filha adolescente.
Disponível na Netflix.
FEELING THROUGH


Indicado à categoria Melhor Curta-Metragem em Live Action, Feeling Through, de Doug Roland, é o primeiro filme a ter um ator cego e surdo como protagonista. Um feito histórico portanto.
RELATOS DO MUNDO


Dirigido por Paul Greengrass e estrelado por Tom Hanks e Helena Zengel, Relatos do Mundo se passa em 1870 e conta a história de Capitão Jefferson Kyle Kidd (Hanks), que ajuda uma jovem garota, Johanna (Zengel), a encontrar a sua família.
Indicado a Melhor Cinematografia, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som, o filme está disponível na Netflix.
EMMA


Emma, estrelado por Anya Taylor-Joy, conta a história da jovem personagem que dá nome ao filme, que tem uma visão muito crítica aos matrimônios. Indicado a 2 Oscars (Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Penteado), é possível assistir à comédia no Telecine Play.
MULAN


A versão live action da animação de 1998 foi indicada a Melhor Figurino e Melhores Efeitos Visuais no Oscar. Mulan, dirigido por Niki Caro e estrelado por Liu Yifei, está disponível no Disney Plus.
PINOCCHIO


Indicado a Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Penteado, a versão de Pinóquio, dirigida por Matteo Garrone, estreou nos cinemas brasileiros no dia 21 de janeiro.
CRIP CAMP: REVOLUÇÃO PELA INCLUSÃO


Vencedor do IDA Awards 2021, Crip Camp: Revolução Pela Inclusão foi indicado à categoria Melhor Documentário. O filme está disponível na Netflix.
AGENTE DUPLO


Agente Duplo, de Maite Alberdi, foi indicado à categoria Melhor Documentário no Oscar 2021. Também selecionado como o representante do Chile para a categoria Melhor Filme Internacional, o longa segue um investigador particular, que contrata uma pessoa para atuar como espião num asilo, onde há a suspeita de prática de abusos contra os idosos. A produção está disponível na Globoplay.
PROFESSOR POLVO


Indicado à categoria Melhor Documentário, Professor Polvo, de James Reed e Pippa Ehrlich, apresenta o cineasta Craig Foster, que ao explorar uma floresta de algas na África do Sul, encontrou um polvo. Em meio a situações divertidas e de perigo, os dois começam a desenvolver uma relação inusitada, que não fica apenas no âmbito da pesquisa, mas também no da amizade.
O filme está disponível na Netflix.
TIME


O documentário, disponível no Prime Video, apresenta Fox Richardson, que luta pela liberação do marido, que cumpre uma sentença de 60 anos na Penitenciária Estadual de Louisiana, enquanto ela cria seus seis filhos. A produção tem sido um dos destaques da temporada de premiações. Indicado à Melhor Documentário, o filme também foi vencedor no IDA Awards 2021.
UMA CANÇÃO PARA A LATASHA


Indicado à Melhor Documentário em Curta-Metragem, Uma Canção Para Latasha, de Sophia Nahli Allison, conta a história do assassinato de uma jovem de 15 anos, Latasha Harlins, na década de 90.
Disponível na Netflix.
QUO VADIS, AIDA?


O longa de Jasmila Žbanić, que estreou no Festival de Veneza, acompanha Aida (Jasna Djuricic), uma mulher que trabalha como tradutora para uma equipe de manutenção da paz, americana, em um acampamento onde seu marido e seus dois filhos estão detidos juntos de milhares de cidadãos bósnios.
Representando a Bósnia e Herzegovinana categoria Melhor Filme Internacional, Quo Vadis, Aida? estreia no dia 29 de abril nos cinemas brasileiros.
FESTIVAL EUROVISION DA CANÇÃO: A SAGA DE SIGRIT E LARS


Indicado à Melhor Canção Original, o filme conta a história de Lars (Will Ferrell) e Sigrit (Rachel McAdams), que ganham a oportunidade de participar do The Eurovision Song Contest, a maior competição de músicas do mundo.
Disponível na Netflix.
DESTACAMENTO BLOOD


Destacamento Blood, dirigido por Spike Lee, conta a história de quatro de veteranos da Guerra do Vietnã, que retornam ao local do confronto para encontrar os restos mortais do seu comandante. Além disso, eles entram na busca por um tesouro enterrado. No entanto, essa viagem pode trazer de volta lembranças bem difíceis.
Indicado à categoria Melhor Trilha Sonora Original no Oscar 2021, o filme está disponível na Netflix.
ROSA E MOMO


O drama italiano dirigido por Edoardo Ponti conta a história de Madame Rosa (Sophia Loren) quando ela adota um jovem de 12 anos. Ele foi indicado apenas à categoria Melhor Canção Original (“IO Sì (Seen)”).
Rosa e Momo está disponível na Netflix.
AMOR E MONSTROS


Indicado à categoria Melhores Efeitos Visuais, Amor e Monstros, estrelado por Dylan O´Brien, apresenta um futuro em que a Terra é dominada por animais gigantes geneticamente modificados. O filme será lançado na Netflix no dia 14 de abril.
O CÉU DA MEIA-NOITE


O longa O Céu da Meia-Noite, de George Clooney, conta a história de um cientista isolado no Ártico, que tem a missão de impedir o retorno de um grupo de astronautas para a Terra. Indicado à Melhores Efeitos Visuais, o filme está disponível na Netflix.
THE ONE AND ONLY IVAN


Com um elenco recheado de grandes nomes, como Bryan Cranston, Sam Rockwell, Angelina Jolie, Danny DeVito e Brooklynn Prince, The One and Only Ivan foi indicado à categoria Melhores Efeitos Visuais.
O filme está disponível no Disney Plus.
Confira aqui quais foram os esnobados e as surpresas na premiação!
A cerimônia do Oscar 2021 será realizada no dia 25 de abril.
DEIXE SEU COMENTÁRIO