Oscar 2021 | Conheça os pré-indicados nas categorias de Documentário

A Academia divulgou a lista de pré-indicados ao Oscar 2021 na categoria Melhor Documentário.

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou uma lista com 15 pré-indicados à categoria Melhor Documentário e 10 à categoria Melhor Documentário em Curta-Metragem para o Oscar 2021.

De acordo com a Academia, ao todo 238 documentários em longa-metragem e 114 curtas estavam na condição de elegíveis para a premiação.

Primeiramente, os longas. Alguns destaques são os filmes Crip Camp: Revolução pela Inclusão, As Mortes de Dick Johnson e Time.

O primeiro, dirigido por Nicole Newnham e Jim LeBrecht, foi o principal vencedor do IDA Awards 2021. Disponível na Netflix, Crip Camp segue integrantes do movimento pelos direitos das pessoas com deficiência numa luta pela acessibilidade. Ele fez a sua estreia mundial no Festival de Sundance 2020, onde venceu o Prêmio do Público. Além disso, uma das empresas envolvidas na produção é a Higher Ground Productions, de Barack Obama Michelle Obama.

As Mortes de Dick Johnson, de Kirsten Johnson, tem sido bastante lembrado durante a temporada de premiações 2020/2021. Também disponível na Netflix, o documentário segue a diretora, Kirsten, que, ao lado de seu pai, encena a morte dele com muita criatividade e uma dose de bom humor.

Time, de Garrett Bradley, apresenta Fox Richardson, que luta pela liberação do marido, que cumpre uma sentença de 60 anos na Penitenciária Estadual de Louisiana, enquanto ela cria seus seis filhos. A produção tem sido outro destaque na temporada. Disponível no Prime Video.

É importante citar o caso do documentário chileno, Agente Duplo, de Maite Alberdi. Também selecionado como o representante do Chile para a categoria Melhor Filme Internacional, o longa segue um investigador particular, que contrata uma pessoa para atuar como espião num asilo, onde há a suspeita de prática de abusos contra os idosos. A produção está disponível na Globoplay.

Veja a lista completa de pré-indicados ao Oscar 2021 na categoria Melhor Documentário:

All In: The Fight for Democracy
Boys State
Collective
Crip Camp: Revolução Pela Inclusão
As Mortes de Dick Johnson
Gunda
MLK/FBI
Agente Duplo
Professor Polvo
Notturno
The Painter and the Thief
76 Days
Time
The Truffle Hunters
Welcome to Chechnya

Infelizmente, o documentário Babenco – Alguém Tem Que Ouvir O Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz, ficou de fora da lista de pré-indicados a Melhor Documentário. O filme também tinha sido escolhido para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional.

Confira a nossa crítica.

Agora, fique com os pré-indicados a Melhor Documentário em Curta-Metragem:

Abortion Helpline, This Is Lisa
Call Center Blues
Colette
A Concerto Is a Conversation
Do Not Split
Hunger Ward
Hysterical Girl
A Love Song for Latasha
The Speed Cubers
What Would Sophia Loren Do?

Os indicados ao Oscar 2021 serão anunciados no dia 15 de março. A cerimônia será realizada no dia 25 de abril.

Matéria via Oscars.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.