Atlantis foi o longa submetido para representa a Ucrânia. O longa pós-apocalíptico ucraniano distópico é escrito e dirigido por Valentyn Vasyanovych. No filme acompanhamos um soldado que sofre de estresse pós-traumático. Ele faz amizade com um jovem voluntário na esperança de restaurar a energia pacífica de uma sociedade devastada pela guerra. Andriy Rymaruk, Liudmyla Bileka, Vasyl Antoniak, Vasyl Antonyak, Aykhan Hajibayli compõem o elenco.
Exibido na seção Contemporary World Cinema no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019, no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza o filme ganhou o prêmio de Melhor Filme na seção Horizonte. Possuindo ainda outros sete prêmios incluindo o Prêmio Especial do Júri na Competição Internacional do Tokyo International Film Festival.
Em 2005 o país teve sua submissão desqualificada. A Driver For Vera (2004) de Pavlo Chukhrai é uma coprodução entre a Rússia e a Ucrânia, o filme que iria representar a Ucrânia foi descartada pela Academia que apresentou a regra #3 como justificativa: “O país inscrito deve certificar que o talento criativo daquele país exerceu o controle artístico do filme“.
O país nunca foi indicado à categoria.
DEIXE SEU COMENTÁRIO