Oscar 2021 | ‘Beginning’ será o representante da Geórgia na categoria de Melhor Filme Internacional

Beginning (Dasatskisi), de Dea Kulumbegashvili, irá representar a Geórgia. O filme franco-georgiano foi selecionado para o Festival de Cannes em 2020 e esteve presente na seleção do Festival de Toronto onde levou o prêmio da crítica, o FIPRESCI Prize. Também foi exibido no Festival de San Sebastián, onde venceu o maior prêmio do festival, o Golden Shell de Melhor Filme. Além de Melhor Filme, o longa também levou o Prêmio do Júri de Melhor Roteiro e o Silver Seashell de Melhor Diretor e Melhor Atriz. 

No filme, Yana (Ia Sukhitashvili), a esposa do líder religioso Testemunha de Jeová David (Rati Oneli), fica desiludida com sua vida dentro de uma comunidade religiosa patriarcal depois que seu Salão do Reino é bombardeado por extremistas violentos. 

O país foi indicado em 1997 após a sua primeira submissão ao Oscar, com A Chef in Love dirigido pela cineasta georgiana Nana Jorjadze. Em 2014 o país ficou na shortlist de janeiro, pré-seleção com aqueles que podem ser indicados, com o filme Corn Island (2013) de Giorgi Ovashvili. 

Acompanhe aqui os filmes escolhidos pelos outros países na disputa de uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Estudante de psicologia e fascinada pelo audiovisual. Acredita que o cinema seja uma arte de teor político que dá voz a quem não é ouvido. Gosta de conhecer novas culturas e acredita que o cinema seja a melhor forma para isso, expandindo assim a visão de mundo dentro se sua limitada realidade.