Cinema e coronavírus: 12 filmes que foram impactados pela pandemia em 2020

A pandemia do novo coronavírus, decretada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), afetou a vida e o cotidiano de todos. Além da grave crise de saúde – já são mais de um milhão de mortos ao redor do mundo – a necessidade de isolamento social forçou os países a fecharem os cinemas, impactando o cronograma de lançamentos. Apesar da recente flexibilização e reabertura gradual de algumas salas, ainda vai demorar para que a vida do cinéfilo volte totalmente ao normal.

Confira os principais filmes que tiveram os seus lançamentos adiados pelo coronavírus e as novas datas:

007: Sem Tempo Para Morrer

A mais nova aventura de James Bond, protagonizado por Daniel Craig, foi adiada para 12 de novembro com o intuito de evitar aglomerações. Programado para ser lançado em 31 de março, em Londres, a decisão, tomada pela Universal, segue as recomendações de segurança das autoridades de saúde. Se nada mudar, o longa chegará aos cinemas em 2 de abril de 2021. 


Um Lugar Silencioso – Parte II

O primeiro filme, lançado em 2018, foi um sucesso de crítica e público, acumulando mais de 340 milhões de dólares ao redor do mundo. Dirigido por John Krasinski e protagonizado por sua esposa, a talentosa Emily Blunt, a tão aguardada sequência, prevista para sair em março de 2020, ficou para 23 de abril de 2021.


Os Novos Mutantes

Novos Mutantes é um exemplo daqueles filmes que parecem carregar uma maldição. Engavetado e adiado inúmeras vezes pela Fox, o público chegou a achar que nunca mais assistiria a produção, finalmente o filme ganhou uma data de estreia. Porém, a pandemia arruinou a expectativa dos fãs, mais uma vez. Mas há motivos para comemorar. Afinal, o longa chegará as telonas brasileiras no dia 22 de outubro de 2020.


Mulan

O tão aguardado live action de uma das animações mais amadas da Disney também sofreu alterações por causa do coronavírus. Protagonizado pela atriz Liu Yifei, o filme iria estrear em março de 2020 e foi adiado para setembro, mas com lançamento programado no Disney +, plataforma de streaming do estúdio. Como o serviço só chega ao Brasil em novembro, o acesso ao filme só será feito para os assinantes em  04 de Dezembro, data em que isso acontecerá em todos os países.


Espíritos Obscuros

Com produção de Guillermo del Toro, vencedor do Oscar pelo belíssimo A Forma da Água (2017), o filme de terror promete ser um prato cheio para os fãs do gênero. Inicialmente previsto para abril de 2020, o filme foi postergado para 4 de março de 2021.


Viúva Negra

O tão aguardado filme solo da Viúva Negra, importante membro dos Vingadores, finalmente ganhará vida. A produção, estrelada por Scarlett Johansson e Florence Pugh, ambas indicadas ao Oscar, chegará aos cinemas nacionais em 7 de maio de 2021.


Mulher-Maravilha 1984

A sequência do sucesso Mulher-Maravilha (2017), dirigido por Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot, foi adiada inúmeras vezes por causa da pandemia da Covid-19. Um dos filmes mais aguardados do ano, que colocará a heroína frente a frente com a Mulher-Leopardo (Kristen Wig), será lançado em 25 dezembro de 2020.


Tenet

O mais novo lançamento de Christopher Nolan, um dos cineastas mais populares dos últimos anos, Tenet, também sofreu adiamento por causa da pandemia. Programado para julho de 2020, o filme só chegou aos cinemas mundiais em setembro. Até o momento, a produção já arrecadou mais de 300 milhões de dólares em bilheteria. A última previsão de estreia para o filme é 29 de outubro.


Jurassic World: Dominion

O terceiro capítulo da nova saga dos dinossauros também foi afetado pelas consequências da pandemia. As gravações foram interrompidas no início do ano e retomadas alguns meses depois. Apesar da data de lançamento ter sido mantida, junho de 2021, a produção foi levemente atrasada e por fim, chegará aos cinemas apenas em junho de 2022. O trio icônico de Jurassic Park (1993), Laura Dern, Sam Neill e Jeff Goldblum, estará presente na sequência.


Duna

O novo filme de Denis Villeneuve, a adaptação de Duna teve sua estreia adiada para 1º de outubro de 2021. O longa anteriormente era previsto para dezembro deste ano e agora é apenas mais uma na imensa lista de filmes que só chegarão às telonas no ano que vem por causa do coronavírus.

O elenco estrelar conta com Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), Oscar Isaac (Star Wars), Zendaya (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Rebecca Ferguson (Missão Impossível: Efeito Fallout), Dave Bautista (Guardiões da Galáxia), Stellan Skarsgard (Thor), Charlotte Rampling (45 Anos), Jason Momoa (Aquaman), Josh Brolin (Vingadores: Guerra Infinita) , Stellan Skarsgard (Os Vingadores), Chen Chang (O Grande Mestre) e Javier Bardem (Mãe!).


Velozes e Furiosos 9

Velozes & Furiosos 9 foi adiado para 28 de maio de 2021. O novo capítulo da saga deveria ter entrado em cartaz em maio deste ano. Na época, Vin Diesel chegou a achar que Velozes & Furiosos 9 não seria adiado por causa do novo coronavírus. Ele não tinha a menor noção do que viria pela frente.


Eternos

Filme mais aguardado da Fase 4 da Marvel nos cinemas, Os Eternos também ganhou nova data. O longa só chegará aos fãs em novembro de 2021. Antes previsto para chegar aos cinemas em novembro, filme estrelado por Angeline Jolie tinha sido reagendado para fevereiro de 2021. O filme terá direção de Chloé Zhao e o elenco inclui Kit HarringtonGemma ChanSalma HayekRichard Madden e Brian Tyree Henry.

Primeira aparição do elenco de “Os Eternos”, na Comic-Con em 2019

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Iron Ferreira

Carioca e Jornalista graduado. Admirador da comunicação e de suas linguagens. Acredita no cinema como ferramenta capaz de transmitir sentimentos, quebrar preconceitos e mudar o mundo.