VIFF 2020 | Confira a seleção 39º Festival Internacional de Cinema de Vancouver (VIFF), que terá cobertura do Quarta Parede POP

Esse ano, pela primeira vez em 39 edições, o Festival Internacional de Cinema de Vancouver (VIFF) irá ocorrer de forma online e presencial. Devido a pandemia do coronavírus, muitos festivais de cinema aderiram a modalidade virtual para evitar o maior contágio da COVID-19, tendo em vista que festivais de cinema rotineiramente costumam aglomerar um grande número de pessoas.

Sendo assim, de forma virtual, o Quarta Parede POP irá cobrir o VIFF esse ano, trazendo críticas diárias durante os dias de 24 de setembro a 9 de outubro e o que mais ocorrer em um dos cinco maiores festivais de cinema da América do Norte. 

O Festival Internacional de Cinema de Vancouver (Vancouver International Film Festival – VIFF) ocorre anualmente em Vancouver, Colúmbia Britânica, no Canadá, durante duas semanas, exibindo filmes de aproximadamente 73 países em 10 telas. Com uma programação diversificada, o festival possui desde os filmes mais aguardados do ano até obras de diretores locais estreantes. Responsável por ser uma das maiores vitrines do cinema canadense, o VIFF possui em sua grade de exibições com filmes que andam fazendo sucesso em outros grandes festivais. Filmes que foram exibidos nos festivais de Toronto, Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Rotterdam, Zurich e Tribeca contemplam a seleção.

O VIFF possui ainda uma série de prêmios dedicados aos filmes exibidos, incluindo Filme Internacional mais Popular, Prêmio National Film Board de Melhor Documentário, Prêmio do Júri, Melhor Filme Canadense, Diretor Canadense em ascensão, dentre outros. Nos últimos anos, o VIFF tem se tornado cada vez mais uma grande vitrine para filmes que costumam chegar na temporada de premiações, principalmente para aqueles que saem do festival com algum prêmio. Nos anos anteriores, foi o que ocorreu com Incêndios (2010), A Separação (2011), A Caça (2012), O Quarto de Jack (2015), Brooklyn (2015), Com amor, Van Gogh (2017), Faces Places (2017), Assunto de Família (2018) e Parasita (2019que chegaram até o Oscar.

Parasita: do VIFF para uma vitória histórica no Oscar 2020

Nesta edição do VIFF, algumas produções e coproduções brasileiras compõem o catálogo. A coprodução entre Equador e Brasil Yellow Sunglasses, de Iván Mora Manzano. O longa acompanha María, uma mulher com sobrepeso e ressentida, que após uma separação, muda-se para um frio apartamento cercada de caixas que não desempacotou. Entediada e comendo em excesso, ela enfrenta ali pequenos conflitos cotidianos da solidão, como passar o dia de pijama e tentar sobreviver aos domingos. María fica esperançosa depois de uma noite com Enzo, um garçom com pretensões de escritor, através de quem conhece Alejo, um empregado que tenta sem sucesso fazer teatro. Os três passam a viver um confuso triângulo amoroso, e o medo e as inseguranças de não saberem se conseguirão ser quem sonharam quando mais jovens se tornam evidentes.

O documentário Once Upon a Time in Venezuela, de Anabel Rodríguez Ríos (Venezuela/Reino Unido/Áustria/Brasil) acompanha os moradores da comunidade venezuelana do Lago Maracaibo que lutam contra a poluição, a corrupção e a negligência para manter suas casas e seu modo de vida. E, por fim, o curta Flush, de Diego Freitas (Brasil). O filme é escrito e protagonizado por João Côrtes, com participação de Nicolas Prattes. No filme, Nicolas Prattes é Tom, um jovem estudante de Direito e filho de pais conservadores, que se encontra em um momento de reflexão sobre a vida e suas escolhas. João Côrtes, que também assina o roteiro, interpreta Sarah, que se identifica como não-binária. Esse encontro não programado estabelecerá diálogos importantes em relação à identidade de gênero, trazendo à tona questões sobre diversidade e preconceito ao VIFF (via Cine Vitor).

Confira abaixo a seleção completa da 39ª edição do VIFF 2020:

CINEMA MUNDIAL CONTEMPORÂNEO: filmes narrativos de todo o mundo

Another Round, de Thomas Vinterberg (Dinamarca) 
Bad Tales, de The D’Innocenzo Brothers (Itália/Suíça) | Estreia Norte-Americana
Black Bear, de Lawrence Michael Levine (EUA)
Falling, de Viggo Mortensen (Reino Unido/Canadá)
Father, de Srdan Golubović (Sérvia/França/Alemanha/Croácia/Eslovênia/Bósnia e Herzegovina)
The Father, de Florian Zeller (Reino Unido, França)
Hammamet, de Gianni Amelio (Itália) | Estreia Norte-Americana 
Here We Are, de Nir Bergman (Israel) | Estreia Norte-Americana 
In the Name of the Land, de Édouard Bergeon (França)
Kala azar, de Janis Rafa (Holanda/Grécia) | Estreia Canadense
Last and First Men, de Jóhann Jóhannsson (Islândia) | Estreia Canadense
Merkel – Anatomy of a Crisis, de Stephan Wagner (Alemanha)
A Metamorphosis of the Birds, de Catarina Vasconcelos (Portugal) | Estreia Canadense
Mogul Mowgli, de Bassam Tariq (Reino Unido/EUA)
My Donkey, My Lover & I, de Caroline Vignal (França)
My Mexican Bretzel, de Nuria Giménez (Espanha) | Estreia Canadense
My Wonderful Wanda, de Bettina Oberli (Suíça) | Estreia Canadense
On the Quiet, de Zoltán Nagy (Hungria) | Estreia Canadense
The Pencil, de Natalya Nazarova (Rússia) | Estreia Canadense
The Restoration, de Alonso Llosa (Peru) | Estreia Canadense
Sarita, de Sergio Basso (Itália/Alemanha) | Estreia Norte-Americana 
Servants, de Ivan Ostrochovsky (Eslováquia/Romênia/República Tcheca/Irlanda) | Estreia Norte-Americana 
The Shepherdess and the Seven Songs, de Pushpendra Singh (Índia) | Estreia Norte-Americana 
Siberia, de Abel Ferrara (Itália/Alemanha/México
Summer of 85, de François Ozon (França)
Tales of the Lockdown, de Fernando Colomo, Álvaro Fernández-Armero, David Marqués, Miguel Bardem, Juan Diego Botto (Espanha) | Estreia Norte-Americana 
There Is No Evil, de Mohammad Rasoulof (Irã/República Tcheca/Alemanha) | Estreia Canadense
This Is My Desire, de  Arie & Chuko (Nigeria) | Estreia Norte-Americana 
Uncle, de Frelle Petersen (Dinamarca) | Estreia Norte-Americana 
Undine, de Christian Petzold (Alemanha) | Estreia Norte-Americana 
Yalda, a Night for Forgiveness, de Massoud Bakhshi (França/Alemanha/Suíça/Luxemburgo/Líbano/Irã) | Estreia Canadense
Yellow Sunglasses, de Iván Mora Manzano (Equador/ Brasil) | Estreia Mundial

Siberia, de Abel Ferrara no VIFF: Willem Dafoe marca presença mais uma vez na temporada de festivais

VERDADEIRO NORTE: Uma celebração da criatividade e habilidade demonstrada por contadores de histórias canadenses 

Akilla’s Escape, de Charles Officer (Canadá)
Beans, de Tracey Deer (Canadá) 
Brother, I Cry, de Jessie Anthony(Canadá)| Estreia Mundial 
Call Me Human, de Kim O’Bomsawin (Canadá) 
Chained, de Titus Heckel (Canadá) | Estreia Mundial  | BC Feature
Events Transpiring Before, During and After a High School Basketball Game, de Ted Stenson (Canadá) | Estreia Mundial 
First We Eat, de Suzanne Crocker (Canadá)
Flowers of the Field, de Andrew Stanley (Canadá) | Estreia Mundial 
Fucking Idiots, de David Milchard (Canadá) | Estreia Mundial 
Happy Place, de Helen Shaver (Canadá) 
Inconvenient Indian, de Michelle Latimer (Canadá) 
John Ware Reclaimed, de  Cheryl Foggo (Canadá) 
The Magnitude of All Things, de Jennifer Abbott (Canadá) | Estreia Mundial 
Monkey Beach, de Loretta Sarah Todd (Canadá) | Estreia Mundial | Filme de Abertura
My Salinger Year, de Philippe Falardeau (Canadá/Irlanda)
Nadia, Butterfly, de Pascal Plante (Canadá)
The New Corporation: The Unfortunately Necessary Sequel, de Joel Bakan, Jennifer Abbott (Canadá/EUA/Bélgica/Reino Unido/Suíça/Quênia/Espanha/Austrália)
No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee, Chase Joynt (Canadá)
No Visible Trauma, de Marc Serpa Francoeur, Robinder Uppal (Canadá) | Estreia Mundial 
Pink Lake, de Emily Gan, Daniel Schachter (Canadá) | Estreia Mundial 
Prayer for a Lost Mitten, de Jean-François Lesage (Canadá)
Saint-Narcisse, de Bruce LaBruce (Canadá) | Estreia Norte-Americana  

IMPACTO: filmes intransigentes que estimulam a ação e mudam a forma como vemos o mundo

Caught in the Net, de Barbora Chalupová, Vít Klusák (Rep. Tcheca/Eslováquia) | Estreia Canadense
Citizen Penn, de Don Hardy (EUA) | Estreia Internacional
Cured, de Bennett Singer, Patrick Sammon (EUA) | Estreia Internacional
The Forum, de Marcus Vetter (Alemanha/Suíça)
The Hidden Life of Trees, de Jörg Adolph (Alemanha) | Estreia Canadense
I Am Not a Hero, de Pablo Crutzen, Robin Smit, Stijn Deconinck (Belgica) | Estreia Mundial 
The Reason I Jump, de Jerry Rothwell (Reino Unido/EUA)
Women in Blue, de Deirdre Fishel (EUA)

M/A/D: Música, arte e design recebem um tratamento esteticamente atraente na tela grande

Frida Kahlo, de Ali Ray (Reino Unido) | Estreia Mundial 
In the Tracks of – Special Edition, de  Pascale Cuenot (France)
Jimmy Carter: Rock & Roll President, de Mary Wharton (EUA) | Estreia Canadense
Maguy Marin: Time to Act , de David Mambouch (França) | Estreia Canadense
Marcel Duchamp: The Art of the Possible, de Matthew Taylor (EUA) | Estreia Canadense
My Rembrandt, de Oeke Hoogendijk (Países Baixos) | Estreia Norte-Americana  
Paris Calligrammes, de Ulrike Ottinger (Alemanha/França) | Estreia Canadense

INSIGHTS: filmes de não ficção que investigam assuntos essenciais

Anerca, Breath of Life, de Johannes Lehmuskallio, Markku Lehmuskallio (Finlândia) | Estreia Norte-Americana  
The Crossing, de Juliana Penaranda-Loftus (EUA) | Estreia Mundial 
Down a Dark Stairwell, de Ursula Liang (EUA) | Estreia Canadense
Into the Storm, de Adam Brown (Reino Unido/Peru) | Estreia Canadense
Journey to Utopia, de Erlend E. Mo (Dinamarca/Suécia/Noruega) | Estreia Canadense
My Voice Will Be With You, de Bruno Tracq (Belgica/França) | Estreia Mundial 
Once Upon a Time in Venezuela, de Anabel Rodríguez Ríos (Venezuela/Reino Unido/Áustria/Brasil)
The Race to Alaska, de Zach Carver (EUA/Canadá) | Estreia Canadense
Still Into You, de Anu Kuivalainen, (Finlândia) | Estreia Norte-Americana  
Super Frenchie, de Chase Ogden (EUA) | Estreia Canadense
Time, de Garrett Bradley (EUA)
The Truffle Hunters, de Michael Dweck, Gregory Kershaw (Itália/EUA/Grécia)
Wolf Walk, de Jean-Michel Bertrand (France) | Estreia Norte-Americana  

ESTADOS ALTERADOS: cinema fantástico que desafia a classificação tradicional

The Curse of Willow Song, de Karen Lam (Canadá) | Estreia Mundial
Jumbo, de Zoé Wittock (França)
Lapsis, de Noah Hutton (EUA)
Possessor, de Brandon Cronenberg (Canadá/Reino Unido) | Estreia Canadense
Sanzaru, de Xia Magnus (EUA)
Special Actors, de Shinichiro Ueda (Japão)
Violation, de Madeleine Sims-Fewer, Dusty Mancinelli (Canadá)

GATEWAY: mundos cinematográficos atraentes imaginados pelos artistas mais aventureiros do Leste Asiático

Beauty Water, de Cho Kyung-hun (Coréia do Sul) | Estreia Canadense
The Calming, de Song Fang (China)
Dancing Mary, de SABU (Japão) | Estreia Canadense
A Life Turned Upside Down: My Dad’s an Alcoholic, de Kenji Katagiri (Japão
Memories to Choke on, Drinks to Wash Them Down, de Leung Ming-kai, Kate Reilly (Hong Kong) | Estreia Canadense
Mickey on the Road, de Lu Mian Mian (Taiwan) | Estreia Norte-Americana  
Moving on, de Yoon Dan-bi (Coréia do Sul) | Estreia Canadense
My Prince Edward, de Norris Wong Yee-lam (Hong Kong) 
The Town of Headcounts, de  Shinji Araki (Japão) | Estreia Internacional
Twilight’s Kiss, de Ray Yeung (Hong Kong) | Estreia Canadense

CURTAS INTERNACIONAIS: Cineastas empurrando os limites do curta

Animações
Empty Places, de Geoffroy de Crécy (França)
Homeless Home, de Alberto Vázquez (França/Espanha)
Malakout, de Farnoosh Abedi (Irã) | Estreia Canadense
The Parrot Lady, de Michalis Kalopaidis (Chipre) | Estreia Canadense
The Roses of Damascus, de Gabriel Gonzalez Guirola, YasminaTouzani (França) | Estreia Internacional
Sheep, Wolf and a Cup of Tea, de Marion Lacourt (França) | Estreia Norte-Americana  
To: Gerard, de Taylor Meacham (EUA)
To the Dusty Sea, de HéloïseFerlay (França)
Wade, de Upamanyu Bhattacharyya, Kalp Sanghvi (Índia) | Estreia Canadense
The Winter, de Xin Li (Austrália)

Venha para o inferno ou …
À La Carte, de Jay Do (Vietnã) | Estreia Canadense
Flawless, de Nathan Franck (França) | Estreia Internacional
Flush, de Diego Freitas (Brasil) | Estreia Mundial 
Sin Cielo, de Jianna Maarten (EUA)
The Twins, de Cru Bannon, Douglas Ho, Yuriz Joe (Malásia) | Estreia Internacional
Union County, de Adam Meeks (EUA) | Estreia Canadense
White Eye, de Tomer Shushan (Israel)

Liberte-me desta escuridão
Destructors, de Otis Tree (Reino Unido) | Estreia Mundial 
Home, de Alex von Hofmann (Australia) | Estreia Mundial 
The Hunter, de Sam McConnell (EUA) | Estreia Mundial 
Imelda and Luis, de Leonel Chee (Mexico) | Estreia Mundial 
In This Land We’re Briefly Ghosts, de Chen-Wen Lo (Myanmar) | Estreia Canadense
Not a Word, de Élodie Wallace (França)
Of Memories and Madness, de Maria de la Ossa (Panamá)
Widowers, de Julian Tuna (Austrália) | Estreia Mundial 

Conte-nos sobre a vida dela
The Book of Ruth, de Becca Roth (EUA) | Estreia Internacional
I want to make a film about women, de Karen Pearlman (Austrália) | Estreia Internacional
Illusione, de Lorenzo Quagliozzi (Itália) | Estreia Mundial 
Jane, de Kathryn Prescott (EUA) | Estreia Canadense
Little Chief, de Erica Tremblay (EUA) | Estreia Canadense
Now, Daphne, de Johann G. Louis (França)
She, de Matt Greenhalgh (Reino Unido) | Estreia Canadense
A Woman, de Tahmina Rafaella (Azerbaijão)

MODOS: obras que subvertem o olhar dominante e oferecem gestos de resistência

All, or Nothing at All, de Persijn Broersen, Margit Lukács (Dinamarca/Holanda) | Estreia Norte-Americana  
Becoming Alluvium, de Thao Nguyen Phan (Espanha/Vietnã) | Estreia Norte-Americana  
Bittersweet, de Sohrab Hura (Índia) | Estreia Norte-Americana  
A Demonstration, de Sasha Litvintseva, Beny Wagner (Holanda/Alemanha/Reino Unido) | Estreia Norte-Americana  
Digital Funeral: Beta Version, de Sorayos Prapapan (Tailândia) | Estreia Norte-Americana  
(e)scape goat, de Sid Iandovka (EUA/Suíça) | Estreia Norte-Americana  
The End of Suffering (a proposal), de Jacqueline Lentzou (Grécia) | Estreia Norte-Americana  
How to Disappear, de Total RefusalLeonhard Müllner, Robin Klengel, Michael Stumpf (Áustria) | Estreia Canadense
In Times of Deception, de Michael Heindl (Colômbia/Bolívia/Chile/Peru) | Estreia Norte-Americana  
A Month of Single Frames, de Lynne Sachsmade with and for Barbara Hammer (EUA) | Estreia Canadense
Playback, de Agustina Comedi (Argentina) | Estreia Canadense
Operation Jane Walk (performance) — Live Streaming Event, de Robin Klengel, Leonhard Müllner (Áustria) | Estreia Norte-Americana  

VIFF SHORT FORUM: Uma vitrine da miríade de perspectivas e abordagens que estão redefinindo a produção de curtas canadenses

Aniksha, de Vincent Toi (Canadá)
The Archivists, de Igor Drljaca (Canadá)
As Spring Comes, de Marie-Ève Juste (Canadá)
August 22, This Year, de Graham Foy (Canadá)
Bad Omen, de Salar Pashtoonyar (Canadá/Afeganistão) | Estreia Mundial 
Benny’s Best Birthday, de Benjamin Schuetze (Canadá)
Black Forest Sanatorium, de Diana Thorneycroft (Canadá)
Boredom, de Mashie Ala, (Canadá) | Estreia Canadense
Breaking Up for the Modern Girl, de Sydney Nicole Herauf (Canadá) | Estreia Canadense
Cake Day, de Phillip Thomas (Canadá)
Canucks Riot II, de Lewis Bennett (Canadá) | Estreia Mundial 
Cosmic, de Meredith Hama-Brown (Canadá) | Estreia Canadense
Deeper I Go, de Michael P. Vidler (Canadá) | Estreia Mundial 
êmîcêtôcêt: Many Bloodlines, de Theola Ross (Canadá)
Even in the Silence, de Jonathan Elliott (Canadá)
Every Day’s Like This, de Lev Lewis (Canadá)
The Fake Calendar, de Meky Ottawa (Canadá)
First Person Shooter, de  Cole Kush (Canadá) | Estreia Mundial 
Foam, de Omar Elhamy (Canadá) | Estreia Norte-Americana  
The Fourfold, de Alisi Telengut (Canadá)
Girls Shouldn’t Walk Alone at Night, de Katerine Martineau (Canadá)
The Great Malaise, de Catherine Lepage (Canadá)
Into Water, de Cole Forrest (Canadá)
Laura, de Kaayla Whachell (Canadá)
Moon, de Zoé Pelcha (Canadá)
A New Leash on Life, de Daniel Jeffery (Canadá) | Estreia Canadense
Nuxalk Radio, de Banchi Hanuse (Canadá)
Parlour Palm, de Rebeccah Love (Canadá) | Estreia Mundial 
Rag Doll, de Leon Lee (Canadá) | Estreia Canadense
Spring Tide, de Jean Parsons (Canadá)
Strong Son, de Ian Bawa (Canadá)
Succor, de Hannah Cheesman (Canadá)               
Sunken Cave and a Migrating Bird, de Qiuli Wu (Canadá) | Estreia Mundial 
Toward You, de Meysam Motazedi (Canadá) | Estreia Mundial 
The Train Station, de  Lyana Patrick (Canadá)
The Trip, de Mikizi Migona Papatie (Canadá)
tu, de Suzanne Friesen (Canadá) | Estreia Mundial 
Uu?uu~tah, de Chad Charlie (Canadá/EUA)
Vaivén, de  Nisha Platzer (Canadá)
ZOO, de Will Niava (Canadá

Vozes que se cruzam
Coyote’s Canoe, de Gloria Morgan (Canadá)
The Foundation: Indigenous Hip Hop in Canada, de Diana Hellson (Canadá)
Heli, Set Ŧte Sḱál Ƚte (Bringing our language back to life), de Renée Sampson (Canadá)
Keemooch, de Nathan Adler, Howard Adler (Canadá)
My Mother My Rock, de Kelly Roulette (Canadá)
A Place to Belong, de Lyana Patrick, Rosemary Georgeson (Canadá)
This Bright Flash, de Rylan Friday (Canadá)
Uncle Tommy Goes Back, de Jamaine Campbell (Canadá)
XO Rad Magical, de Christopher Gilbert Grant (Canadá)
ʔiiḥtuup (Whale), de Tanner Zurkoski (Canadá) 

Acompanhe a cobertura do VIFF que ocorre entre os dias 24 de setembro a 9 de outubro no Quarta Parede POP

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Juliana Oliveira

Estudante de psicologia e fascinada pelo audiovisual. Acredita que o cinema seja uma arte de teor político que dá voz a quem não é ouvido. Gosta de conhecer novas culturas e acredita que o cinema seja a melhor forma para isso, expandindo assim a visão de mundo dentro se sua limitada realidade.