Joe Ruby, co-criador de Scooby-Doo, morre aos 87 anos

Joe Ruby, criador de Scooby-Doo e muitos outros desenhos animados, morreu aos 87 anos.

De acordo com o site VarietyJoe Ruby, co-criador do desenho Scooby-Doo, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo neto do animador, que também divulgou que Joe faleceu de causas naturais na Califórnia.

Joseph Clemens Ruby nasceu em 30 de março de 1933 e começou sua carreira no mundo da animação na Walt Disney Productions. Anos depois, ele começou a trabalhar na Hanna-Barbera Productions. Ao lado de seu parceiro de trabalho, Ken Spears, Joe criou Scooby-DooDinamite, o BionicãoTutubarão, entre outros.

Após o sucesso dos desenhos animados, a dupla foi contratada pela CBS a fim de supervisionar os desenhos animados na programação da emissora. Logo depois, Ruby e Spears criaram a Ruby-Spears Productions. Dessa nova etapa surgiram animações como Mister TAlvin e Os Esquilos, O Homem-Elástico etc.

Na década de 80 a Ruby-Spears Productions foi comprada pela Taft Broadcasting, que também era proprietária da Hanna-Barbera Productions. Mas logo na década de 90, todo o catálogo de animações foi comprado pela Turner Broadcasting.

Scooby-Doo é o segundo desenho estadunidense com o maior número de temporadas de todos os tempos. Criado em 1969 (Scooby-Doo, Cadê Você?), a animação já ganhou outras 12 versões. Além disso, mais de 30 filmes sobre os personagens já foram realizados, incluindo dois live actions que foram exibidos nos cinemas – Scooby-Doo (2002) e Scooby-Doo 2: Monstros à Solta (2004), ambos com direção de Raja Gosnell e roteiro de James Gunn. O mais recente foi SCOOBY! O Filme, lançado em maio aqui no Brasil.

Joe Ruby deixa sua esposa, Carole, quatro filhos e 10 netos. Descanse em paz!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.