Leonardo Villar, ator de ‘O Pagador de Promessas’, morre aos 96 anos

Leonardo Villar, que atuou em "O Pagador de Promessas", faleceu aos 96 anos.

O ator Leonardo Villar morreu aos 96 anos. De acordo com o site G1, ele sofreu uma parada cardíaca na manhã desta sexta-feira (3) em São Paulo. Ele havia sido internado ontem, após sentir um incômodo.

Leonardo Villar nasceu na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, em 1923. Ele começou sua carreira no teatro com a peça Os Pássaros em 1950. Dessa forma, o ator trabalhou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) por oito anos e depois, na Companhia Dramática Nacional (CDN). Nesse último, Leonardo fez a sua estreia na peça A Raposa e as Uvas. Ao todo, foram mais de 40 peças de teatro em sua carreira.

O Pagador de Promessas

No entanto, foi apenas em 1962 que Villar estreou no cinema. Trata-se de O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, um dos filmes mais marcantes do cinema brasileiro. Ainda mais, a produção teve uma grande repercussão internacional. Além da honraria no Festival de Cannes, o longa também tornou-se o primeiro a ser indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. No entanto, acabou perdendo a estatueta dourada para o filme Sempre aos Domingos (França).

O longa conta a história de um homem humilde, chamado Zé do Burro (Leonardo Villar), que tenta entrar numa igreja, carregando uma cruz enorme, para cumprir uma promessa. Ainda estão no filme Glória MenezesGeraldo Del ReyOthon BastosAntônio Pitanga, entre muitos outros. O ator já tinha interpretado esse personagem no teatro na peça de mesmo nome em 1960.

Outros filmes de destaque na carreira do ator incluem: Lampião e o Rei do Cangaço (1964), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), Brava Gente Brasileira (2000), entre outros. Seu último filme foi Chega de Saudade (2008), de Laís Bodanzky.

Os Trabalhos de Leonardo Villar na Televisão

Na televisão, ele teve a oportunidade de trabalhar em mais de 30 novelas. Sua primeira novela foi A Cor da Sua Pele (1967), na TV Tupi. Pela TV Bandeirantes, Leonardo atuou em Os Miseráveis (1967).

Mas sua estreia na Rede Globo aconteceu apenas em 1972, com Escalada. Na década de 90, ele teve outros papéis de destaque nas novelas Barriga de Aluguel (1990) e Amazônia (1991). Seu último trabalho na TV foi Passione (2010).

O corpo de Leonardo Villar será cremado conforme o desejo dele. No entanto, não será realizado um velório devido à pandemia do novo Coronavírus. Descanse em paz!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.