Bafta 2021 | Premiação britânica é adiada para abril

O Bafta 2021 foi adiado em dois meses devido à pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com o site Deadline, o Bafta 2021 foi adiada para o mês de abril. A decisão foi anunciada um dia depois do adiamento do Oscar 2021. Anteriormente, a premiação britânica estava prevista para ser realizada em fevereiro. Tal decisão foi tomada por causa da pandemia do novo Coronavírus, que fez com que a maior parte das salas de cinema no Reino Unido tivessem que ser fechadas, impedindo, dessa forma, o lançamento dos filmes.

A respeito desse adiamento, Marc Samuelson, Presidente do Comitê de Cinema do Bafta, disse: Adiamos dois meses para dar a todos os filmes a melhor chance possível de serem lançados e considerados adequadamente. À medida que os cinemas reabram gradualmente, sabemos que os principais lançamentos vão dominar as telas.”

Além disso, a Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão também anunciou uma lista de mudanças para o Bafta 2021.

O grande vencedor do “Oscar Britânico” desse ano foi o longa 1917, de Sam Mendes. Foram 7 vitórias num total de 9 indicações. Coringa ,de Todd Phillips, e Parasita, de Bong Joon-Ho, também foram premiados.

Enfim, o Bafta 2021 será realizado no dia 11 de abril em Londres.

As Mudanças no Bafta 2021

A Academia Britânica, a fim de se adaptar a esse novo contexto no qual os filmes não podem estrear nos cinemas, apresentaram algumas alterações em suas tradicionais regras.

Assim, filmes que chegaram a ser lançados nos cinemas antes da pandemia, mas tiveram suas exibições interrompidas por causa do fechamento das salas, estarão elegíveis independentemente do número de exibições. Além disso, produções que já tinham datas de estreia confirmadas, mas não conseguiram ser lançadas, estarão elegíveis caso sejam lançadas numa plataforma digital comercial. No entanto, essas regras só valem para o período de isolamento. Ou seja, após a reabertura dos cinemas, voltam as normas anteriores.

No que diz respeito aos filmes lançados digitalmente, eles devem ficar disponíveis para o público britânico por pelo menos 30 dias. Ainda mais esses devem ser disponibilizados numa plataforma específica para os votantes do Bafta 2021.

O período de elegibilidade dos filmes ainda será anunciado. Mas todas essas alterações serão revisadas pela organização no final de julho.

Além do Bafta: As Consequências na Indústria de Entretenimento

A pandemia do novo Coronavírus tem apresentado várias consequências para o mundo e a indústria de entretenimento não escapa disso. Filmes como MulanUm Lugar Silencioso: Parte II007: Sem Tempo Para Morrer etc tiveram suas estreias adiadas. A gravação de Velozes e Furiosos 9 e Falcão e o Soldado Invernal também foram canceladas por um tempo. Além disso, a China perdeu mais de US$ 200 milhões em bilheteria, o que fez com que vários cinemas precisassem ser fechados no país.

Premiações do entretenimento, como o Oscar 2021, o Globo de Ouro 2021 e o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro 2020 passaram por alterações ou adiamentos. Ainda mais, festivais tradicionais, como o Festival de Cannes, estão tentando se reformular.

À princípio, os casos aqui na América do Sul começaram a aparecer em países como Chile, Argentina e Brasil – 904.734 infectados e 44.657 mortos. A informação é confirmada pelas Secretarias de Saúde Estaduais. (Dados atualizados às 15:42h).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.