Cine PE 2020 | Festival terá sessões online e drive-in

Logo do Cine PE 2020

Assim como muitos outros festivais de cinema ao redor do mundo, o Festival de Cinema de Pernambuco também teve que sofrer mudanças significativas. Anteriormente, os organizadores do evento anunciaram uma alteração no calendário. O Cine PE 2020 estava marcado inicialmente para ser realizado dos dias 25 a 31 de maio. No entanto, devido à pandemia do novo Coronavírus, adiaram para os dias 24 a 30 de agosto. A informação é do site Diário de Pernambuco.

Outra informação divulgada acerca do Cine PE 2020 diz respeito às exibições dos filmes. Dessa forma, os organizadores anunciaram que o festival também vai aderir à ideia das sessões online, através das redes sociais. Dois festivais que adotaram tal medida foram o É Tudo Verdade e o tradicional festival de cinema francês Varilux, que preparou, excepcionalmente esse ano, o Festival Varilux Em Casa.

Mas, a grande novidade da 24ª edição do Cine PE é a exibição de filmes no modelo drive-in. Assim, os espectadores poderão acompanhar as sessões dos seus carros. Os drive-ins estão chamando muito a atenção nesse período de isolamento. Inclusive, o Cine Drive-in de Brasília foi o primeiro a ser reaberto. Por outro lado, é preciso lembrar que os organizadores seguirão “regras criteriosas de segurança” a fim de atender às restrições exigidas pelo governo pernambucano. Embora, a permissão desse modelo de exibição, nesse momento de pandemia, não seja o ideal.

Sobre o Cine PE 2020

De acordo com os organizadores do Cine PE 2020, em comunicado oficial: “Diante de novas considerações que puderam ser extraídas da crise atual, o Cine PE 2020 levará em conta algumas tendências observadas, no que tange aos aspectos da mobilização de público e suas relações possíveis com novos hábitos e costumes. Assim, por força da necessidade de adaptação, tais esforços consideram a revisão de critérios que alteram o estilo convencional do que seja um modelo de festival de cinema, numa adequação às tendências comportamentais do momento. Desse modo, o Cine PE se mostra atento às inovações que abraçam as ações virtuais, em total respeito às preferências de quem ainda não se sente seguro em participar na forma tradicional das relações sociais.”

Ainda mais, seminários e oficinas também devem ser realizadas virtualmente. Porém, ainda não foram divulgadas outras informações sobre essas atividades.

O vencedor da categoria Melhor Longa-Metragem da edição do Cine PE no ano passado foi o documentário Espero a Tua (Re)Volta, de Eliza Capai. O filme apresenta a história brasileira através das lutas estudantis.

Leia Mais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.