GP de Cinema Brasileiro 2020 | Assista a alguns dos pré-indicados

Em tempos de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus, o cinema ao redor do mundo se modificou. Isso não foi diferente aqui no Brasil. Do mesmo modo que premiações e festivais, como o Oscar, o Globo de Ouro, o Festival de Cannes, Varilux, É Tudo Verdade, entre outros, sofreram algumas modificações, o GP de Cinema Brasileiro 2020 também terá de se reorganizar. Dessa forma, a premiação nacional segue sem data para ser realizada.

À respeito desse assunto, a Academia Brasileira de Cinema apresentou uma nota em seu site oficial. Confira abaixo:

“A Academia Brasileira de Cinema informa que, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus, o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro 2020 está sem data prevista de realização. Estamos juntos em pensamento para que o Brasil e o mundo encontrem uma saída para esse grava momento. Sairemos dessa crise mais fortes, mais unidos.”

No entanto, a Academia divulgou a lista dos indicados no primeiro turno ao GP de Cinema Brasileiro 2020 em todas as categorias. Confira através deste link.

Dentre os pré-indicados à categoria Melhor Longa-Metragem de Ficção, é possível encontrar filmes como A Pedra da Serpente, de Fernando Sanches; Divino Amor, de Gabriel Mascaro; Greta, de Armando Praça; Legalidade, de Zeca Brito; A Vida Invisível, de Karim Aïnouz; e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Inclusive, esses dois últimos tiveram muita repercussão no ano passado, principalmente, internacional. Além disso, eles também apareceram nas listas de categorias como Melhor Direção e Melhor Roteiro Original/Adaptado, etc.

As Categorias de Curtas do GP de Cinema Brasileiro 2020

Através de seu site oficial, a ABC também disponibilizou os curtas pré-indicados nas categorias Curta-Metragem de Ficção, Curta-Metragem Documentário e Curta-Metragem de Animação. Dessa forma, todos esses selecionados no primeiro turno para o GP de Cinema Brasileiro 2020 podem ser vistos na plataforma Porta Curtas.

A edição do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro do ano passado apresentou algumas novidades que devem continuar na edição desse ano (caso seja de fato realizada). A principal delas foi a inclusão de quatro novas categorias: Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano, Melhor Série Brasileira de Animação, Melhor Série Brasileira Documentário e Melhor Série Brasileira de Ficção.

Além disso, na última edição, o vencedor da categoria Melhor Longa-Metragem de Ficção foi Benzinho, de Gustavo Pizzi. O filme também levou outros 5 prêmios, incluindo Melhor Direção, Melhor Atriz (Karine Teles) e Melhor Roteiro Original. Por outro lado, O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, também foi destaque no GP de Cinema Brasileiro, com 6 vitórias, a maioria nas categorias técnicas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.