We Are One | Edição online pode reunir os principais festivais de cinema

Devido a pandemia do coronavírus, muitos eventos do ano de 2020 tiveram que ser adiados ou até mesmo cancelados. Dentre eles estão aqueles eventos que acabam incentivando a aglomeração para a sua execução, como é o caso dos festivais de cinema. No mundo todo, festivais de cinema passaram a ser cancelados, enquanto outros se voltam para internet para possibilitar a sua viabilidade, como por exemplo o BIFF (Festival Internacional de Brasília) e o Festival de Cinema Francês Varilux.

Assim, grandes festivais de cinema que possuem geralmente os maiores filmes do ano, aqueles que chegam às premiações e que trazem diversidade ao possuir filmes de diversas origens, pensam em como poderão ocorrer já que o evento presencial seria um grande risco para toda a população. O We Are One: A Global Film Festival surge então como a união de 20 grandes festivais de cinema, entre eles: Festival de Cannes, Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Tribeca Film Festival, Festival de Veneza e o Sundance Film Festival, que já teve sua edição de 2020 no mês de Janeiro, antes do boom da pandemia.

O festival tem como proposta movimentar o cenário do cinema atual, que se vê refém das redes de streaming com o fechamento dos cinemas. Sua execução será por conta da Tribeca Enterprises – companhia do ator Robert De Niro – em parceria com o Youtube. O festival será um evento digital para exibir alguns dos filmes que estariam em cartaz e terá dez dias de programação gratuita livre de anúncios, de 29 de maio a 7 de junho.

O We Are One contará com longas-metragens, curtas, debates e painéis de discussão, conteúdos musicais e documentários, entretanto ainda não foram divulgados quais filmes serão transmitidos. Além disso, os espectadores também poderão fazer doações destinadas ao combate da Covid-19, que beneficiarão a Organização Mundial da Saúde e outros grupos internacionais que trabalham contra o avanço da pandemia.

A coordenadora da Tribeca Enterprises, Jane Rosenthal afirmou que “O We Are One une curadores, artistas e contadores de histórias para entreter e aliviar audiências mundo afora… Ao trabalhar com nossos festivais parceiros e com o YouTube, esperamos que todos tenham um gostinho do que faz cada festival ser único e possam apreciar a arte e o poder do cinema.”.

Fonte: Variety

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Estudante de psicologia e fascinada pelo audiovisual. Acredita que o cinema seja uma arte de teor político que dá voz a quem não é ouvido. Gosta de conhecer novas culturas e acredita que o cinema seja a melhor forma para isso, expandindo assim a visão de mundo dentro se sua limitada realidade.