Oscar 2020 | Recorde! Mulheres levam a maior porcentagem de estatuetas da história da premiação

Muito se falou sobre a ausência de mulheres na categoria de Melhor Direção no Oscar 2020. Nomes como Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres), Lulu Wang (A Despedida), Mati Diop (Atlantique), Olivia Wilde (Fora de Série) e Lorene Scafaria (As Golpistas), fizeram bonito em 2019, mas não foram lembradas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

No entanto, as mulheres tiveram uma noite para ser celebrada. Somando todas as estatuetas entregues, um terço foi destinado às profissionais da indústria. Nas 24 categorias, 13 mulheres e 26 homens levaram estatuetas para casa. No ano passado, as mulheres representaram um número proporcional menor, com 27,8% dos 54 vencedores, 15 no total.

Além de Renée Zellweger, melhor atriz por seu papel na cinebiografia Judy, e a melhor atriz coadjuvante Laura Dern, por História de Um Casamento, foram premiadas:

Karen Rupert Toliver, por Hair Love (Melhor Curta de Animação);

Barbara Ling e Nancy Haigh, por Era Uma Vez Em… Hollywood (Melhor Design de Produção);

Jacqueline Durran, por Adoráveis Mulheres (Melhor Figurino);

Julia Reichert, por Indústria Americana (Melhor Documentário);

Carol Dysinger e Elena Andreicheva, por Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl) (Melhor Documentário em Curta-Metragem);

Anne Morgan e Vivian Baker, por O Escândalo (Melhor Maquiagem e Penteado);

Hildur Guðnadóttir, por Coringa (Melhor Trilha Sonora Original);

Kwak Sin Ae, por Parasita (Melhor Filme)

No total, 67 mulheres foram indicadas para o Oscar este ano, representando 32% dos indicados, superando o recorde do ano passado, quando 27,5% das indicações foram para mulheres (indicações em mais de uma categoria foram contabilizadas mais de uma vez).

Confira aqui todos os vencedores do Oscar 2020.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...