Durante o tapete prata do SAG Awards 2020, Courtney B. Vance, presidente da premiação, falou sobre a falta de diversidade nos indicados ao Oscar 2020:
“Eu não sei por que [isso acontece], os projetos estão aí”, disse Vance à Variety. “No passado, como homem negro, sabíamos que não estaríamos nas telas, então nos imaginávamos. Não deveríamos ter que fazer isso hoje.”
Durante a entrevista, Vance sugeriu que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas simplesmente não estavam votando em filmes com pessoas de cor, e destacou o sucesso de bilheteria de filmes como Pantera Negra e Podres de Ricos: “Você não pode dizer que filmes com pessoas negras não fazem sucesso ao redor do mundo”, disse o diretor.
O SAG Awards é o prêmio do Sindicato de Atores de Hollywood e premia as melhores performances do ano. O curioso da fala de Vance é que ela serve até mesmo para o próprio SAG, que embora tenha apresentado alguns nomes como Lupita Nyong’o (imagem) e Jamie Foxx, não difere muito do panorama atual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A diversidade no Oscar tem sido alvo de debates há algum tempo, e extrapola a questão racial. Este ano, apenas homens foram indicados na categoria de Melhor Direção, o que é foi bastante comum nas edições anteriores. Na edição de 2020, Cynthia Erivo foi a única atriz negra nomeada nas categorias de atuação, fato que sequer aconteceu nas categorias de ator.
A 92ª cerimônia do Oscar acontece em 9 de fevereiro.
DEIXE SEU COMENTÁRIO