Oscar 2020 | Veja aqui as surpresas entre os indicados

A Academia anunciou a lista de indicados ao Oscar 2020. Chegou o momento de analisar as maiores surpresas. E foram muitas! Confira abaixo:

SCARLETT JOHANSSON

Que a Scarlett Johansson seria indicada, ninguém duvidava. Até porque ela teve duas grandes atuações em 2019. A principal aposta em relação à atriz era na categoria Melhor Atriz, por História de Um Casamento, de Noah Baumbach, – o que aconteceu.  Porém, a Academia decidiu que ela deveria fazer história no Oscar e lhe deu mais uma indicação. Essa foi na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, por Jojo Rabbit, de Taika Waititi.

Nada mal ser indicada pela primeira vez ao Oscar e logo em duas categorias de uma vez só.

Leia a nossa crítica de História de Um Casamento.


DEMOCRACIA EM VERTIGEM

Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa e lançado pela Netflix, foi indicado na categoria Melhor Documentário. Enquanto todos apostavam em A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, para representar o Brasil no Oscar, o documentário sobre o impeachment da ex-Presidenta Dilma Rousseff correu por fora. O fato do filme ter sido lançado pelo serviço de streaming pode ter contribuído bastante para isso, pois teve um alcance maior. Será que tem chances de levar a estatueta para casa?

Leia a nossa crítica de Democracia em Vertigem.


O FAROL

Esse é o único exemplo de filme que aparece tanto na lista de Surpresas quanto na de Esnobados do Oscar 2020. O Farol, de Robert Eggers, foi indicado à categoria Melhor Fotografia. Excelente! Mas só foi isso mesmo. As atuações de Willem Dafoe Robert Pattinson, por exemplo, foram completamente deixadas de lado. Injusto!

Leia a nossa crítica de O Farol.


TODD PHILLIPS

Coringa foi o líder de indicações ao Oscar esse ano (11 no total). Apareceu nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator (Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, entre algumas outras. Mas a grande surpresa aqui foi a Academia ter reconhecido o trabalho de Todd Phillips, indicando-o à Melhor Direção.

Leia a nossa crítica de Coringa.


ENTRE FACAS E SEGREDOS

Uma das maiores surpresas do ano foi o filme escrito e dirigido por Rian Johnson, Entre Facas e Segredos. O longa apareceu em várias premiações como Bafta, Critics´Choice Awards, Globo de Ouro, PGA Awards e WGA Awards. Agora, ele recebeu uma indicação à categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar. Merecido!

Leia a nossa crítica de Entre Facas e Segredos.


ANTONIO BANDERAS

O ator espanhol de maior sucesso em Hollywood recebeu a sua primeira indicação ao Oscar. Antonio Banderas foi indicado à Melhor Ator pelo filme Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, – que também foi indicado à Melhor Filme Internacional. Por esse trabalho, Banderas também recebeu o Prêmio de Interpretação Masculina no Festival de Cannes do ano passado.


MELHOR FILME INTERNACIONAL

Essa categoria foi uma surpresa só. Tirando Parasita (Coréia do Sul) e Dor e Glória (Espanha) – que todos já apostavam fortemente em suas indicações -, o restante foi uma surpresa atrás da outra. Corpus Christi (Polônia), Honeyland (Norte da Macedônia) e Os Miseráveis (França) pegaram as vagas de filmes como Atlantique (Senegal), A Despedida (China) e Retrato de Uma Jovem em Chamas (França).


MELHOR ANIMAÇÃO

Na categoria de Melhor Animação, dois filmes surpreendentemente foram indicados, deixando de fora animações mais tradicionais como  Frozen 2 e Abominável. Foram o Perdi Meu Corpo e Klaus, ambas disponíveis na Netflix.


A cerimônia do Oscar 2020 será realizada no dia 9 de fevereiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.