Oscar 2020 | República Tcheca escolhe ‘The Painted Bird’ como seu representante

A República Tcheca escolheu 15 como seu representante no Oscar 2020, na categoria de Melhor Filme Internacional.

No novo drama de Václav Marhoul, um garoto judeu vive uma difícil jornada com seus pais, que eram perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a mãe morre e o menino fica vagando sozinho pelo mundo, ele procura refúgio em uma floresta. Enquanto luta pela sobrevivência, o menino sofre com a brutalidade dos camponeses ignorantes e supersticiosos e testemunha a violência aterrorizante dos soldados eficientes e implacáveis, tanto russos quanto alemães. Quando a guerra termina, a vida do menino muda para sempre.

O longa é uma co-produção entre República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia e conta com Stellan Skarsgård, Barry Pepper, Harvey Keitel, Julian Sand, Udo Kier e Tim Kalkhof  no elenco.

O filme é uma adaptação do romance “The Painted Bird”, de Jerzy Kosiński. É também o primeiro filme a apresentar a língua interslava. Marhoul afirmou que decidiu usar a linguagem para que nenhuma nação eslava se identificasse nacionalmente com a história.

O longa teve sua estréia no Festival de Veneza desde ano, onde venceu o prêmio Cinema pela UNICEF, na categoria ‘Luta pelos direitos da criança’. Confira aqui a recepção do longa. Além disso, também foi exibido no Festival de Toronto e no Festival Internacional de Cinema de Chicago.

O país foi indicado na premiação três vezes: a primeira em 1997 com Kolya – Uma Lição de Amor, de Jan Svěrák, que saiu com prêmio naquele ano. A segunda em 2001 com Herói Acidental, de Jan Hřebejk; e em 2004 com Zelary, de Ondřej Trojan.

Acompanhe aqui a submissão dos outros países à categoria de Melhor Filme Internacional.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Juliana Oliveira

Estudante de psicologia e fascinada pelo audiovisual. Acredita que o cinema seja uma arte de teor político que dá voz a quem não é ouvido. Gosta de conhecer novas culturas e acredita que o cinema seja a melhor forma para isso, expandindo assim a visão de mundo dentro se sua limitada realidade.