Oscar 2020 | Filme nigeriano é desclassificado por ter diálogos em inglês, idioma oficial do país

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas optou por desclassificar o filme Lionheart, representante da Nigéria na categoria Melhor Filme Internacional.

A decisão ocorreu porque a maior parte do longa é falado no idioma inglês. A regra da Academia diz que: 1º) O filme precisa ter sido produzido fora dos EUA; 2º) 50% dele não pode ser falado em língua inglesa; 3º) Ele precisa ter ficado em cartaz durante pelo menos 1 semana em seu país de origem. Além disso, esse ano também ocorreu a mudança do nome da categoria de Melhor Filme Estrangeiro para Melhor Filme Internacional.

No entanto, devido à colonização britânica no Século XIX, a língua mais utilizada pelos nigerianos é o inglês. Por causa disso, a desclassificação de Lionheart gerou polêmica.

A diretora Ava Duvernay usou as redes sociais para criticar a Academia. Veja abaixo:

“Para Academia, Vocês desqualificaram a primeira inscrição da Nigéria para Melhor Filme Internacional na história porque é em inglês. Mas o inglês é a língua oficial da Nigéria. Vocês estão barrando esse país de competir por um Oscar em sua língua oficial para sempre?”

Genevieve Nnaji, diretora e protagonista do filme, agradeceu pelo comentário. Veja a seguir:

“Muito obrigada, Ava. Eu sou a diretora de Lionheart. Este filme representa a maneira como nós falamos como Nigerianos. Isto inclui o inglês que atua como uma ponte entre as mais de 500 línguas faladas no nosso país; assim fazendo de nós uma Nigéria.”

A próxima cerimônia do Oscar será realizada no dia 9 de fevereiro de 2020.

Lionheart está disponível na Netflix.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.