Oscar 2020 | ‘Mali’ é submetido como representante da Croácia

A Croácia submeteu o filme Mali na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2020.

Escrito e dirigido por Antonio Nuic, Mali aborda a história de um adolescente (Vito Dijak) que está prestes a terminar a escola primária. Sua mãe, Martina, está morrendo de câncer no hospital e seu pai, Frenki, voltou da prisão como um homem mudado – não exatamente deixando seus caminhos criminosos para trás, mas cada vez mais esclarecido sobre eles.

O problema é que os avós maternos processam Frenki para obter a custódia de Mali e vencem o caso, mesmo que o menino esteja se saindo muito melhor na vida desde que seu pai voltou, melhorando suas notas, se comportando melhor e alimentando suas habilidades no xadrez. Franjo Dijak, Hrvoje Keckes, Bojan Navojec, Rakan Rushaidat compõem elenco.

O filme venceu o prêmio Big Golden Arena de Melhor Filme e o Prêmio da Sociedade Croata de Críticos de Cinema no Pula Film Festival 2018. Em 2019, venceu o Prêmio do Júri de Reconhecimento no Black Sea Film Festival. O país submete filmes desde 1992, entretanto, nunca foi indicado na categoria.

Acompanhe aqui mais notícias sobre a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2020.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Juliana Oliveira

Estudante de psicologia e fascinada pelo audiovisual. Acredita que o cinema seja uma arte de teor político que dá voz a quem não é ouvido. Gosta de conhecer novas culturas e acredita que o cinema seja a melhor forma para isso, expandindo assim a visão de mundo dentro se sua limitada realidade.