Mostra de SP 2019 | Um novo olhar histórico em ‘A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly’

Baseado no livro de Peter Carey, A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly reconta a história de um dos bandidos mais procurados no século XIX e como sua gangue foi formada. No começo do filme, o letreiro logo aponta que “nada nesta história é verdade” imediatamente estabelecendo uma relação de fato e ficção em relação a obra que se inicia.

Criado em uma família irlandesa e rebelde que já enfrentava a polícia local, Ned (George MacKay) conhece Harry Power (Russell Crowe), um guarda florestal com pouca consideração pela autoridade colonial. Sob influência de Power, Ned começa a se inserir na vida do crime ainda muito jovem.

Dividido em duas partes, o filme mostra Ned aos 12 anos de idade (interpretado por Orlando Schwerdt nessa fase) e as dificuldades que sua família enfrenta, e como a responsabilidade de “homem da família” é concedida a ele após a morte do pai; o garoto começa apenas roubando cavalos. Na outra metade e pelo restante da projeção, Ned se torna um indivíduo violento após a suposta injusta prisão de sua mãe – além de ter sido moldado tanto pelos acontecimentos da sua vida como por seus ideais.

Por isso, há uma construção progressiva da vitimização do protagonista aos olhos do público enquanto as ações do personagem se intensificam cada vez mais. Ao longo dos atos, porém, o filme fica confuso já que não há muito tempo para absorver a quantidade de informações referentes a elaboração dos planos da gangue mais temida da Austrália, um tempo de tela mal aproveitado em muitas cenas.

A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly (2019)

Em contrapartida, as cenas de ação vão ganhando cada vez mais fôlego e a fotografia de Ari Wegner adquire tons cada vez mais obscuros e cheio de simbolismos que fazem jus a um bom filme de faroeste.

A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly nunca perde seu tom ao mesmo tempo que nunca deixa o espectador perder a curiosidade na trama. Por mais que a história de um dos bandidos mais famosos do mundo tenha sido contada em várias obras cinematográficas e literárias, a abordagem do diretor Justin Kurzel renova o olhar de acontecimentos de quase 140 anos atrás.

TRUE HISTORY OF THE KELLY GANG | TRUE HISTORY OF THE KELLY GANG
3

RESUMO:

Baseado no livro de Peter Carey, A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly reconta a história de um dos bandidos mais procurados no século XIX e como sua gangue foi formada.

A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly  é uma das atrações da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Rafaella Rosado

Jornalista apaixonada pela sétima arte desde pequena, quando achava que era possível assistir todos os filmes do mundo. Acredita que o cinema é a forma mais sensível de explorar realidades.