E Em Cada Lentilha um Deus segue Luis, um roteirista que vive em Madri, e a volta a sua cidade natal, Cocentania. Ele vai até a pequena província de Alicante para ajudar o irmão e o primo a escrever um livro sobre a culinária do restaurante da família: L’Escaleta, que tem duas estrelas Michelan e está entre os 25 melhores restaurantes da Espanha e de Portugal. Juntos, eles embarcam em uma viagem emocional e gastronômica por um ano e o livro, pouco a pouco, vai se tornando realidade.
Dirigido por Miguel Ángel Jiménez, o documentário consiste em imagens da família, mas principalmente de Luis, com uma narração em off sobre sua vida, seus pensamentos e claro, a culinária. Há frases e momentos interessantes, mas a narrativa incessante o torna difícil de ser acompanhado pelo espectador.
Jiménez também opta pela forma mais preguiçosa de contar essa história. Há cenas desconexas com o que está sendo dito, como tivessem sido escolhidas aleatoriamente ou colocadas ali porque não havia imagens o suficiente para compor o longa. A sensação que passa é que as filmagens ocorreram antes mesmo do roteiro ser escrito.
Diversas cenas ao longo do filme são repetitivas e reforçam ainda mais a falta de dinamismo para explorar essa viagem emocional que tinha potencial para despertar curiosidade.
Por ser uma história pessoal e talvez desinteressante para muitos, E Em Cada Lentilha um Deus se torna um documentário monótono que parece possuir três horas de duração. Seus bons momentos – os diálogos reflexivos e a divagação sobre a vida – não são suficientes para salvá-lo.
EM CADA LENTILHA UM DEUS | Y EN CADA LENTEJA UN DIOS
RESUMO:
E Em Cada Lentilha um Deus se torna um documentário monótono que parece possuir três horas de duração. Seus bons momentos – os diálogos reflexivos e a divagação sobre a vida – não são suficientes para salvá-lo.
E Em Cada Lentilha um Deus é uma das atrações da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Confira dias e horários para assistir:
Sábado, 26/10
19:00 – CINESESCDomingo, 27/10
21:40 – PETRA BELAS ARTES SL 1 VILLA LOBOSSegunda-feira, 28/10
17:50 – CINESALATerça-feira, 29/10
19:45 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 2Quarta-feira, 30/10
22:10 – RESERVA CULTURAL – SALA 1
DEIXE SEU COMENTÁRIO