Marighella | Produtores cancelam estreia do filme dirigido por Wagner Moura

 

Marighella, filme dirigido por Wagner Moura, teria sua estreia oficial em 20 de novembro, quando se comemora o dia da Consciência Negra. No entanto, a abertura do longa em solo nacional foi cancelada por seus produtores.

A informação foi divulgada em nota enviada à imprensa. Nela, a produção do filme afirma que “a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine (Agência Nacional do Cinema)”.

Segundo a Folha de São Paulo, a assessoria de imprensa do longa afirmou que cancelamento é resultado da negação de um recurso encaminhado pela produtora O2 Filmes à Ancine no final de agosto. Nele, a produtora questionava se a verba para a comercialização do filme poderia ser liberada antes da assinatura efetiva do contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), uma vez que este estava demorando para ser finalizado.

A estreia internacional do longa foi realizada em fevereiro no Festival de Berlim, no qual foi aclamado pela imprensa.

O filme protagonizado por Seu Jorge conta a história do guerrilheiro e militante político Carlos Marighella, morto em 1969 pelo regime militar brasileiro. Pelo seu posicionamento político, o filme brasileiro sofreu ataques e fortes críticas de pessoas que nem o viram. Vários brasileiros se reuniram para derrubar a nota do longa no site IMDB.

Carlos Marighella, escritor marxista brasileiro, político e guerrilheiro, lutou na resistência armada contra a ditadura militar brasileira nos anos 60. Ele morreu em 1969, durante os “Anos de Chumbo”, período considerado o mais violento de todo o regime militar.

O filme é uma adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. O filme também marca a estréia de Wagner Moura como diretor.

O longa tem como protagonista o cantor Seu Jorge e conta também com Adriana EstevesHumberto Carrão, Jorge Paz, Luiz Carlos Vasconcelos e Bruno Gagliasso.

Confira o teaser abaixo:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...