Atores dublês querem categoria própria no Oscar

De acordo com o site IndieWire, artistas de dublê estão planejando um novo boicote ao Oscar, pois a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se recusa a criar a categoria Melhor Coordenação de Dublês. Na cerimônia do início desse ano já houve um protesto.

O site Vulture conversou com Jake Gill, um coordenador de dublês que está há três anos realizando campanhas para que a Academia reconheça essa profissão. Ele disse que a cada ano que passa, fica mais difícil conseguir apoio para a causa ou, até mesmo, uma simples reunião.

“Quando me aproximei deles, eles estavam extremamente ansiosos para ajudar.”, disse Gill. “Com o passar dos anos, eles se cansaram de mim. Agora é difícil até conseguir uma reunião.” 

O coordenador continuou: “Atualmente temos 95 membros em nosso grupo este ano, e no ano que vem vamos passar a marca de 100 membros que a Academia disse ser um pré-requisito para uma filial e possivelmente uma categoria de Oscar. Eu sempre argumentei que nossa indústria de ações é um grupo menor de indivíduos do que os outros departamentos e que ter 100 membros votantes não era necessário. Eu também argumentei que outras categorias do Oscar tinham menos de 100 membros quando eles receberam uma categoria, mas me disseram que eu estava incorreto nessa suposição.”

Jake Gill ainda comentou sobre a ajuda dos membros de efeitos visuais. “Os caras dos Efeitos Visuais estão do nosso lado. Trabalhamos de mãos dadas com eles. Com mais filmes de efeitos visuais sendo feitos, estou usando mais dublês do que já usei. O público se tornou tão experiente sobre o que é real e não real na tela que o pessoal de efeitos visuais quer que o máximo de cenas seja o mais real possível.”

Ele também argumenta que filmes como O Regresso, Mad Max: Estrada da Fúria (dois longas bastante premiados no Oscar), Missão Impossível, entre outros, não teriam sido feitos sem as equipes de dublês.

Outras premiações como o SAG Awards e o Emmy Awards já aderiram à causa e premiam os dublês de filmes e séries. No caso do prêmio do Sindicato de Atores do ano passado, Pantera Negra foi o grande vencedor na categoria Melhor Elenco de Dublês e Glow ganhou na mesma categoria pela TV.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.