Presidente Jair Bolsonaro vai decidir se extingue a Ancine ou não

De acordo com uma coluna do jornal Folha de São Paulo, o Presidente Jair Bolsonaro está considerando extinguir a Ancine (Agência Nacional do Cinema). Outra possibilidade seria a transferência da agência para a Secretaria de Comunicação, dentro do Ministério da Cidadania.

Bolsonaro manifestou sua indignação em relação à Ancine por causa de relatos de projetos aprovados, considerados por ele como absurdos.

Um desses exemplos é o reality show Born To Fashion, que apresenta 12 participantes transexuais que querem virar modelos. O programa apresentará as diferentes etapas de um processo de seleção. O reality, cuja vencedora fechará um contrato de um ano com uma grande agência, está previsto para estrear no Canal E! em agosto desse ano.

De acordo com a Revista Fórum, a Ancine aprovou um repasse de 3 milhões de reais para a produção do reality. Essa aprovação ocorreu em 2018, através da Lei do Audiovisual e teve a primeira liberação do dinheiro em fevereiro desse ano. Esses dados podem ser encontrados no site da própria Ancine. Veja aqui.

A decisão deve ser tomada nesta quinta-feira, numa reunião entre o Presidente e o Ministro da Cidadania, Osmar Terra.

A Ancine é uma agência reguladora, criada em 2001, e tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. Ela está ligada diretamente ao Ministério da Cidadania. Sua missão é desenvolver e regular o setor audiovisual brasileiro.

Bolsonaro já tomou medidas bastante prejudiciais ao setor audiovisual no Brasil – além de várias outras – ao revisar contratos de patrocínio da Petrobras a projetos culturais, em abril desse ano. As áreas musical e de artes cênicas também foram atacadas. Essas medidas foram muito criticadas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.