Oscar 2020 | Comissão para escolher filme brasileiro representante na premiação é formada

A ABC (Academia Brasileira de Cinema) formou a comissão que escolherá o filme representante do Brasil no Oscar 2020.

A comissão é formada por diretores, produtores, um diretor de fotografia e roteiristas. São eles: Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta? e Mãe Só Há Uma), David Schurmann (Pequeno Segredo), Walter Carvalho (Central do Brasil), Zelito Viana (Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão), Sara Silveira (Vazante), Vânia Catani (O Filme da Minha Vida), Mikael de Albuquerque (A Glória e a Graça), Amir Labaki (27 cenas sobre Jorgen Leth) e Ilda Santiago (Rio, Eu Te Amo).

O filme selecionado terá a chance de disputar uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro na cerimônia do ano que vem. Nos últimos cinco anos, os longas brasileiros selecionados foram: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro; Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert; Pequeno Segredo, de David Schurmann; Bingo: O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende; e O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues.

As principais apostas desse ano são os filmes Bacurau, de Kleber Mendonça Filho – que foi um sucesso no Festival de Cannes, levando o Prêmio do Júri – e A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz – que ganhou o Prêmio Un Certain Regard no Festival desse ano.

O primeiro conta a história dos moradores da pequena cidade de Bacurau, sertão nordestino, que descobrem que essa não aparece mais em nenhum mapa. O segundo fala sobre Eurídice e sua irmã Guida, que vivem sob um forte regime patriarcal, que faz com que as duas sigam suas vidas de maneiras completamente diferentes.

Confira a nossa cobertura do Festival de Cannes 2019

Vale lembrar que o Brasil já conquistou quatro indicações na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Os filmes indicados foram: O Pagador de Promessas (1963), de Anselmo Duarte; O Quatrilho (1996), de Fábio Barreto; O Que É Isso, Companheiro? (1998), de Bruno Barreto; e Central do Brasil (1999), de Walter Salles.

A cerimônia do Oscar 2020 será realizada no dia 9 de fevereiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.