Júri do Festival de Cannes 2019 é apresentado

O maior festival de cinema do mundo será presidido pela primeira vez por um diretor mexicano, Alejandro González Iñárritu. Até então, apenas o presidente da seleção oficial havia sido anunciado, cargo que foi ocupado pela atriz Cate Blanchett na última edição do festival, ocorrida em 2018.

No dia 29 foram anunciados os colegas que irão compor o júri juntamente com Iñárritu, são eles:

Elle Fanning 
Atriz norte-americana mais conhecida por seu trabalho em ‘Malévola’ (2014). A irmã de Dakota Fanning esteve no Festival de Cannes anteriormente com os filmes ‘O Estranho que Nós Amamos’ (2017) da diretora Sofia Coppola, e ‘O Demônio de Neon’ (2016) de Nicoles Refn, que também retorna este ano, ambos foram indicados a Palma de Ouro.

Maimouna N’Diaye
Atriz, diretora e comediante senegalesa. Conhecida por seu trabalho em ‘O Olho do Furacão’ (2015) pelo qual venceu o Prêmio de Melhor Atriz pela Academia de Cinema da África.

Kelly Reichardt
Diretora norte-americana. Em 2016 foi reconhecida durante a temporada de premiações voltada para o cinema indepentende com ‘Certas Mulheres’ (2016), pelo qual foi indicada ao Gotham Awards e Film Independent Spirit Awards. Já esteve em Cannes, onde concorreu na sessão Um Certo Olhar, com seu longa ‘Wendy & Lucy’ (2011) estrelado por Michelle Williams.

Alice Rohrwacher
Diretora italiana já veterana do Festival de Cannes. Em 2018 esteve na competitiva com seu longa ‘Lazzaro Felice’ (2018) pelo qual venceu o prêmio de Melhor Roteiro. Anteriormente havia vencido o Grande Prêmio do Júri com ‘As Maravilhas’ (2014) e concorreu pela Câmera de Ouro com ‘Corpo Celeste’ (2011).

Enki Bilal
Cartunista, roteirista diretor francês, conhecido por ter criado as HQs ‘Bunker Palace Hotel’, além de ter dirigido o filme de mesmo nome em 1989.

Robin Campillo
Roteirista, editor e diretor francês. Retorna ao festival após compor a Seleção Oficial em 2017 com seu último longa 120 Batimentos por Minuto’ (2017) pelo qual venceu o prêmio o Queer Palm, Prêmio FIPRESCI, Prêmio François Chalais além do Grand Prix, conhecido também como segundo lugar no Festival.

Yorgos Lanthimos
Diretor, produtor e roteirista grego. O diretor de ‘A Favorita’ (2018), já é veterano de Cannes, esteve no Festival em 2009 com ‘Dente Canino’ pelo qual venceu os prêmios Um Certo Olhar e “Award of the Youth“. Em 2015 com ‘O Lagosta’, pelo qual venceu o terceiro lugar, também conhecido como Prêmio do Júri e em 2017 com O Sacrifício do Cervo Sagrado onde levou o prêmio de Melhor Roteiro.

Pawel Pawlikowski
Cineasta e roteiritas polonês, retorna ao festival após vencer o prêmio de Melhor Direção com o longa Guerra Fria’ (2018), filme que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019.

O júri será responsável pela escolha dos principais prêmios do festival, aqueles disputados pelos filmes na Seleção Oficial. O Festival de Cannes ocorre entre os dias 14 e 25 de maio de 2019.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Juliana Oliveira

Estudante de psicologia e fascinada pelo audiovisual. Acredita que o cinema seja uma arte de teor político que dá voz a quem não é ouvido. Gosta de conhecer novas culturas e acredita que o cinema seja a melhor forma para isso, expandindo assim a visão de mundo dentro se sua limitada realidade.