Oscar 2020 | Academia anuncia novas regras para a próxima edição

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou algumas mudanças para a edição do Oscar 2020. No entanto, elas não vão afetar os filmes produzidos por serviços de streaming, ainda que as polêmicas entre os dois continue. Esse posicionamento mais conservador foi adotado, por exemplo, pelo diretor Steven Spielberg.

O Presidente da Academia, John Bailey, disse em comunicado oficial:

“Nós apoiamos a experiência cinematográfica como um todo, e isso pesou bastante em nossas discussões.”

Para ser indicado ao Oscar, um filme tem que ter sido exibido durante uma semana, com três sessões diárias, num cinema em Los Angeles, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior. Além disso, pode estrear num serviço de streaming já no primeiro dia de exibição nos cinemas.

Entenda abaixo quais são as novas mudanças:

A primeira alteração está relacionada à categoria de Melhor Animação. A nova regra elimina a exigência de que 8 filmes elegíveis fossem lançados no ano para que a categoria fosse incluída.

A segunda mudança diz respeito à categoria Melhor Filme Estrangeiro, que agora passa a se chamar Melhor Filme Internacional. As regras permanecem as mesmas. O filme precisa ter sido produzido fora dos EUA; 50% dele não pode ser falado em língua inglesa; e ele precisa ter ficado em cartaz durante pelo menos 1 semana em seu país de origem. A grande mudança está na lista de pré-indicados, que passou de 7 para 10, sendo 7 determinados pelo comitê de filmes internacionais e outros 3 escolhidos pelo comitê executivo de premiação de filmes internacionais.

Outra mudança anunciada está relacionada à categoria Melhor Maquiagem e Penteado, que passará de 3 para 5 indicados, e a lista de pré-indicados passará de 7 para 10 filmes.

Nas categorias de Melhor Curta-Metragem e Melhor Curta-Metragem em Animação, os filmes passam a ser elegíveis depois de terem sido exibidos em Los Angeles e Nova York.

Os maiores vencedores da última edição do Oscar foram Bohemian Rhapsody – 4 vitórias, incluindo Melhor Ator (Rami Malek) -, Roma, da Netflix (3 vitórias), Green Book: O Guia -3 vitórias, incluindo Melhor Filme – e Pantera Negra (3 vitórias).

A próxima cerimônia do Oscar será realizada no dia 9 de fevereiro de 2020.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.