Lista | 8 filmes brasileiros sobre futebol

Aproveitando as finais dos Campeonatos Estaduais em todo o país e a preparação para o início do Campeonato Brasileiro, fizemos essa lista relacionando dois assuntos bastante discutidos no momento: cinema e futebol.

SATÉLITES

O documentário, dirigido por Léo Bittencourt, mostra a final da Copa do Brasil de 2006, entre Flamengo e Vasco, no Maracanã, através do ponto de vista dos torcedores, dos jornalistas e dos vendedores no estádio. É uma nova maneira de assistir à uma partida de futebol. O diretor tenta fugir um pouco do usual das transmissões de TV, que focam na partida e nos jogadores e dá atenção a outros personagens que contribuem para o espetáculo, que estão ao redor do jogo e, portanto, agem como se fossem satélites.


FLA X FLU: 40 MINUTOS ANTES DO NADA

Com a direção de Renato Terra, o documentário conta a história de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, o FLA X FLU. É um longa que resgata momentos marcantes dos combates entre esses dois times e que trabalha a memória e a emoção dos torcedores. 40 Minutos Antes do Nada conta ainda com os depoimentos de nomes como Zico, Assis, Leandro, Junior, Romário, Pedro Bial, entre outros.

Está disponível no YouTube.

Veja o trailer abaixo:


O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA

A comédia romântica, de Bruno Barreto, conta a história de Romeu (Marco Ricca), que torce para o Corinthians, e Julieta (Luana Piovani), que é palmeirense. Ele, a fim de conquistá-la, decide mentir, dizendo que torce para o seu maior rival.

Veja o trailer abaixo:


DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO

O documentário do diretor Pedro Asbeg se passa no início da década de 80 e mostra o nascimento de um estilo de rock´n roll brasileiro, repleto de metáforas, a forte atuação do Corinthians, conhecido pelas suas atitudes democráticas, e um período de Ditadura Militar que estava chegando ao fim. É uma grande relação entre música, esporte e política. Porém, o grande pano de fundo é a Democracia Corinthiana, de grandes nomes, como Sócrates e Casagrande. O longa ainda conta com os depoimentos de Lula, Fernando Henrique Cardoso, Rita Lee, Marcelo Tas, Dado Villa-Lobos, entre outros.
Está disponível no YouTube.

Veja o trailer abaixo:


PARA SEMPRE CHAPE

O documentário conta a história de reestruturação do time da Chapecoense após meses de luto pelo trágico acidente aéreo, que matou 71 pessoas. Os jogadores dessa grande equipe estavam indo à cidade de Medellin, na Colômbia, para disputar pela primeira vez a final da Copa Sul-Americana. Dirigido por Luis Ara Hermida.

Está disponível na Netflix.

Veja o trailer abaixo:


HELENO

O longa, estrelado por Rodrigo Santoro, conta a história do jogador Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo na década de 40. O filme do diretor José Henrique Fonseca estreou no Festival de Toronto, em 2011.

Veja o trailer abaixo:


1958: O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL

O filme conta a história da conquista da primeira Copa do Mundo da Seleção Brasileira, através da recuperação de imagens e depoimentos da época, de jornalistas e de jogadores, tanto do Brasil quanto de outras seleções. Além disso, mostra o início da construção da poderosa imagem do Brasil em relação ao seu futebol. Foi dirigido por José Carlos Asbeg.

Veja o trailer abaixo:


O FUTEBOL

O diretor brasileiro Sergio Oskman, depois de passar 20 anos na Espanha, conta a história da sua tentativa de se reaproximar do seu pai, Simão, durante a Copa do Mundo de 2014. O longa foi o vencedor do Festival É Tudo Verdade, em 2016. Vale a pena ressaltar como o futebol acaba tornando-se um assunto, no qual os dois personagens envolvidos conversam de maneira mais intensa.

Disponível no Globosat Play para assinantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.