‘Irmão do Jorel’ vence prêmio de animação na Espanha

O desenho Irmão do Jorel, do Cartoon Network, venceu o prêmio de Melhor Série de Animação, na segunda edição dos Prêmios Quirino, criados para promover a indústria ibero-americana da animação.

Nessa mesma categoria, estavam indicadas as animações Petit (Chile, Argentina, Colômbia), de Bernardita Ojeda Sala, e Puerto Papel (Chile, Brasil, Colômbia, Argentina), de Álvaro Ceppi.

Em seu discurso de agradecimento, o criador de Irmão do Jorel, Juliano Enrico, disse que o programa é muito mais do que entretenimento. “É um negócio, são muitos artistas e muito talento, e tem que continuar.”. Ele agradeceu a todos os envolvidos no projeto.

Nessa edição, foram apresentadas 244 animações de 16 países. 25 foram para a fase final, distribuídas em 9 categorias (Melhor Filme, Melhor Série, Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem Escolar, Melhor Desenvolvimento Visual, Melhor Design de Animação, Melhor Desenho de Som e Música Original, Melhor Obra Inovadora, Melhor Animação sob Encomenda).

O prêmio recebeu esse nome por causa do criador do primeiro longa-metragem de animação da história, Quirino Cristiani, que dirigiu “El Apóstol” (O Apóstolo), uma produção argentina na qual foram usados 58.000 desenhos em 35 mm.

O Brasil também conseguiu uma vitória na categoria Melhor Curta-Metragem, com a animação em stop motion Guaxuma, de Nara Normande. O curta conta a história de duas amigas de infância que são abaladas por uma tragédia. Durante seu discurso, a diretora criticou o governo fascista de Jair Bolsonaro, se referiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como preso político e lembrou de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, brutalmente assassinada no mês de março do ano passado.

Vírus Tropical (Colômbia), de Santiago Caicedo, ganhou na categoria Melhor Longa-Metragem de Animação. Também estava nessa lista o filme Tito e Os Pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, que, inclusive, chegou a aparecer na lista de pré-indicados ao Oscar 2019.

Irmão do Jorel é a primeira animação do CN produzida na América Latina. Ela conta a história de um garoto, que vive nas sombras de seu irmão, Jorel. Está atualmente em sua terceira temporada.

É possível assistir a animação também na Netflix.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.