Star Wars: Episódio IX | J.J. Abrams quase abandonou a direção do filme

Depois de dirigir Star Wars: O Despertar da Força, o início de uma nova trilogia e o reinício de uma franquia que mudou a história do cinema, J.J. Abrams foi chamado para dirigir o episódio que encerrará essa história. O desafio do diretor com Star Wars: Episódio IX não é simples, afinal, milhões de fãs estão aguardando esse importante momento.

Em uma entrevista realizada à revista Fast Company, Abrams disse estar se sentindo revigorado pelo corte que está sendo realizado na pós-produção.

Originalmente, o Episódio IX deveria ter sido dirigido por Colin Trevorrow. Ele foi afastado por divergências criativas.

Eu não deveria estar lá. Eu não era o cara, sabe? Eu estava trabalhando em algumas outras coisas, e eu tinha outra coisa que estava assumindo que seria o próximo projeto, se tivéssemos tanta sorte. E então Kathy Kennedy ligou e disse: “Sério, você realmente consideraria aceitar?” E uma vez que isso começou, tudo aconteceu muito rápido. A coisa toda foi um louco salto de fé. E houve um momento em que quase disse: “Não, não vou fazer isso”, disse Abrams sobre o convite.

Ele também contou que sua esposa e co-CEO da sua produtoraBad Robot, Katie McGrath, o convenceu a retornar para a trilogia. Quando Abrams aceitou a proposta, teve de começar a construir o Episódio IX do zero. Logo, ele trouxe o roteirista Chris Terrio (Argo) para ajudá-lo. Era muita pressão, pois o longa já tinha uma data de estreia confirmada.

O cineasta falou ainda sobre aquilo que mais lhe afligiu no processo de produção do novo filme:

Não ter um roteiro e ter uma data de lançamento e ter essencialmente uma janela de dois anos quando você está dizendo (para você mesmo): ‘Você tem dois anos da decisão de fazer isso para liberar’ foi assustador. E você tem literalmente nada. Você não tem a história, você não tem o elenco, você não tem os designers, os sets. Havia uma equipe, e havia coisas que serão trabalhadas para a versão que precedeu a nossa, mas isso estava começando de novo.”

Mas, agora, que o filme já está na pós-produção, J.J. Abrams se sente mais tranquilo: “Eu sinto que chegamos a um lugar – sem causar nada ou soar mais confiante do que eu mereça ser – eu sinto que estamos em um lugar onde podemos ter algo incrivelmente especial. Então, sinto-me aliviado por estar em casa [no Bad Robot] e sinto gratidão por ter conseguido fazê-lo. E mais do que tudo, estou animado com o que acho que podemos ter.”

O final dessa nova trilogia de Star Wars ainda não tem um título. O filme tem previsão para estrear no dia 19 de dezembro de 2019 aqui no Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.