Agnès Varda recebe homenagens na França

Agnès Varda (Visages, villages), líder do movimento cinematográfico conhecido como “New Wave francesa” e indicada ao Oscar em 2018, faleceu vítima de um câncer de mama, aos 90 anos, em sua casa na cidade de Paris.

A diretora recebeu muitas homenagens na manhã dessa sexta-feira (29/03).

A página oficial do Festival de Cannes, no Twitter, fez a seguinte postagem:

“Imensa tristeza. Por quase 65 anos, os olhos e a voz de Agnès Varda encarnaram o cinema com infinita inventividade. O lugar que ela ocupou é insubstituível. Agnès amou filmes, palavras e pessoas. Ela é uma daquelas cuja juventude nunca desaparecerá.”

Frederique Bredin, Presidente da Câmara Nacional de Cinema Francesa, escreveu: “Agnès Varda esclareceu nossas vidas com seus filmes, que eram insanamente inventivos … O que ela nos trouxe através de seu trabalho e através de suas batalhas para melhorar a condição das mulheres é inestimável.”. Ela ainda a descreveu como uma pessoa “generosa, alegre, profundamente humana”.

O ex-presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob, também fez uma homenagem em seu Twitter. Veja abaixo:

Varda se foi, mas Agnès ainda estará lá. Inteligente, alegre, doce, espirituosa, risonha, engraçada, inesperada como é o seu trabalho. Seus filmes são o nosso tesouro. Um tesouro nacional: o do espírito francês.

A UniFrance, organização francesa de produção cinematográfica, postou:

“Agnès… Agnès… A tristeza nunca vai ter fim. Seus olhos nunca se fecharão de verdade. 1928-2019.”

O ganhador do Oscar em 2018, Guillermo Del Toro, também homenageou a cineasta:

“Agnes Varda amava cinema e era amada pelo cinema em troca. Compartilhando alguns belos momentos com ela – em que ela foi reconhecida como a potência que ela era – foi um grande momento em minha vida. A alma mais jovem que já conheci.”

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.