Hayao Miyazaki detesta ‘O Senhor dos Anéis’, ‘Indiana Jones’ e outras obras de Hollywood

Uma entrevista dada pelo genial Hayao Miyazaki há alguns anos voltou a circular recentemente. Nela, o diretor, roteirista e produtor deixou bem claro o quanto ele não gosta dos filmes de Hollywood. Ele é a grande mente por trás de animações como A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro, Vidas ao Vento, entre muitos outros.

“Os americanos filmam coisas e eles explodem e coisas do tipo, então, como você esperaria, eles fazem filmes assim.”, disse Miyazaki.

Um dos filmes hollywoodianos que ele mais critica é o sucesso de bilheteria O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.

“Se alguém é o inimigo, não há problema em matar um número infinito deles. O Senhor dos Anéis é assim. Se é o inimigo, há matança sem separação entre civis e soldados. Isso cai dentro de danos colaterais. Quantas pessoas estão sendo mortas em ataques no Afeganistão? O Senhor dos Anéis é um filme que não tem problema em fazer isso. Se você ler o trabalho original, você entenderá, mas na realidade, os que foram mortos são asiáticos e africanos. Aqueles que não sabem disso, ainda dizem que amam a fantasia, são idiotas.”.

Outro sucesso criticado pelo diretor foi a franquia Indiana Jones, dirigida por Steven Spielberg e estrelada por Harrison Ford.

 “Mesmo nos filmes de Indiana Jones, há um cara branco que, ‘bang’, atira nas pessoas, certo? Os japoneses que acompanham e desfrutam com isso são incrivelmente embaraçosos. Vocês são aqueles que, “bang”, são atingidos. Assistir sem qualquer autoconsciência é inacreditável. Não há orgulho, não há perspectiva histórica. Você não sabe como você é visto por um país como a América.”.

Provavelmente, o Miyazaki estava criticando a cena, na qual Jones atira no inimigo de facas no primeiro longa da série, Os Caçadores da Arca Perdida. Relembre abaixo:

Miyazaki é um grande crítico dos EUA. Numa outra entrevista, ele chegou a dizer: “Eu não gosto dos Estados Unidos que abandonaram as bombas nucleares e não se arrependem.. O que acham? Concordam com o diretor?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.