Bilheterias, home video e assinaturas de streaming aumentaram em 2018, segundo relatório

Segundo a MPAA, Associação Americana de Cinema, as vendas de ingressos nos EUA tiveram um aumento de 7% no ano passado. O estudo é produzido pelo grupo comercial do setor de entretenimento e tem o objetivo de fornecer uma visão abrangente do estado geral do negócio de filmes. Os dados foram apresentados pela Variety.

O recorde foi impulsionado pelos 11,9 bilhões na bilheteria doméstica. Com essa arrecadação, a bilheteria global melhorou em 1% do ano de 2017, ou seja, foi de 41,1 bilhões de dólares. Isso foi possível pelo lançamento de sucessos como Pantera Negra, Vingadores: Guerra Infinita, Os Incríveis 2, entre outros.

O relatório também concluiu que o entretenimento doméstico teve um aumento de 16%, atingindo 55.7 bilhões de dólares. Isso foi impulsionado principalmente pelo aumento de aluguel digital, vendas e assinaturas de serviços de streaming, como a Netflix. Os gastos com entretenimento doméstico nos EUA aumentaram em 24%, passando para 17.5 bilhões. Internacionalmente, esse setor subiu 34%, para 25.1 bilhões.

Foi constatado também um aumento de 27% nas assinaturas de serviços de streaming e serviços on demand, com o expressivo número de 613 milhões de assinantes em todo o mundo.

Com a queda nas vendas de DVDs, grandes estúdios começam a investir em suas próprias plataformas. Os gastos com assinatura aumentaram 28% no ano passado – 13,3 bilhões -, enquanto que as compras /aluguéis de DVDs caiu 5%, para 10 bilhões.

O estudo também fez uma análise relacionada à audiência. A conclusão foi de que a frequência foi maior entre os grupos de 12 a 17 anos e 18 a 24. Os espectadores nessas faixas viram um média de 5,1 filmes em 2018. Os espectadores entre 40 e 49 anos de idade viram 4,3 filmes em média, em oposição a 3,6 filmes no ano anterior.

O público latino e asiático teve uma média de 4,7 e 4,5 filmes, respectivamente, no ano passado. Em relação aos espectadores negros e afro-americanos, ocorreu um aumento de 3,4 para 3,7 filmes em 2018. Pantera Negra foi particularmente popular entre o público negro. Eles foram responsáveis ​​por 35% de todos os ingressos vendidos para o sucesso da Marvel.

No exterior, a China foi o principal impulsionador do crescimento. As vendas de ingressos no Reino Médio aumentaram 12%, para 9 bilhões de dólares. O Japão foi o segundo maior mercado externo com uma arrecadação de 2 bilhões. O Reino Unido ficou em terceiro, com 1,7 bilhão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.