Brooklyn Nine-Nine | Entenda o erro de dublagem que tornou Boyle um apoiador de Jair Bolsonaro

Um episódio de Brooklyn Nine-Nine gerou polêmica aqui no Brasil. O motivo foi um diálogo “mal traduzido” em que o personagem Boyle (Joe Lo Truglio) se mostraria como um apoiador do Presidente Jair Bolsonaro.

Dan Goor, showrunner da série, se manifestou sobre isso no Twitter, junto com o perfil Brooklyn Nine 99 Updates, que atualiza as informações sobre a comédia. Veja abaixo:

“Nós somos tão agradecidos a @TNTBr por estar transmitindo B99 para os nossos fãs Brasileiros, mas é muito errado que as traduções estejam implicando que Boyle é um apoiador do Bolsonaro (ele é o Presidente do Brasil – uma versão mais extrema de Trump) desde que isso é totalmente contrário a tudo que B99 e Boyle acreditam.”

Anteriormente, Dan tinha feito uma postagem impressionado. Ele disse: “O quê?!?!? Isso é real????”.

Outra página, também no Twitter, fez um vídeo comparando a versão original com a dublada. Confira:

Como é possível ver no vídeo, na versão original é feita uma piada usando o termo “tramp” (vagabundo), que tem um som muito parecido com Trump, uma referência ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Na adaptação feita pela dublagem brasileira, são utilizados termos como “já ir se acostumando” ou “minions”, que fazem referência a Bolsonaro e seus eleitores.

Dan Goor já confirmou via Twitter que o diálogo já está sendo corrigido. A TNT também comentou sobre o ocorrido:

Brooklyn Nine-Nine é exibida pela TNT aqui no Brasil. Nos EUA, foi recuperada pela NBC para uma sexta temporada, após ter sido cancelada pela FOX e um forte movimento conduzido pelos fãs ter pedido pelo seu retorno. Agora a série foi renovada para o seu sétimo ano.

A comédia é muito elogiada pelo seu estilo diferente de humor, sem ter que apelar para piadas machistas e ofensivas, e pela sua representatividade. Portanto, nunca poderia se misturar com o pensamento de tais figuras políticas. 99!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.