Lista | Os momentos mais surpreendentes das cerimônias do Oscar

O Oscar 2019 já está chegando! Repita isso como se você fosse um membro da Casa Stark, que não para de dizer “The Winter is coming”.

A cerimônia que ocorrerá nesse domingo promete grandes momentos. A partir disso, preparamos essa retrospectiva com os momentos mais surpreendentes da história da maior premiação do cinema. E o que não falta é situação para relembrar! Confira:

LA LA LAND X MOONLIGHT (2017)

O Oscar de 2017 ficou conhecido como o ano da gafe. A troca de envelopes poderia ter acontecido em qualquer categoria, mas o destino quis que fosse na de MELHOR FILME. Os apresentadores da vez tinham sido os veteranos Warren Beaty e Faye Dunnaway, que estavam comemorando os 40 anos do sucesso Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas. Mas ocorreu uma confusão na hora de entregar os envelopes e… o resto vocês já sabem. Felizmente, eles ganharam  uma nova chance no ano seguinte. Dessa vez, deram o prêmio ao filme certo, A Forma da Água. Aliás, quem não se lembra do diretor Guillermo del Toro conferindo o envelope antes e ficando todo feliz quando viu que estava certo?

Relembre com o vídeo abaixo:


SAMMY DAVIS JR. (1964)

Agora, uma clássica troca de envelopes. O grande ator e cantor Sammy Davis Jr., no ano de 1964, teve a função de apresentar a falecida categoria de Melhor Trilha Sonora Adaptada. Entre os indicados, estavam Irma La DouceBye Bye BirdieAmor Daquele JeitoSempre aos Domingos e A Espada Era a Lei. Porém, Davis anunciou que o vencedor foi As Aventuras de Tom Jones. Repararam que ele não estava indicado? Pois é, o filme estava indicado à Melhor Trilha Sonora ORIGINAL. Complicado. O artista ainda brincou: “Esperem até a NAACP ficar sabendo disso.”

Veja abaixo:


CRASH: NO LIMITE GANHA O OSCAR DE MELHOR FILME (2006)

Agora, um momento que as pessoas gostariam de que tivesse sido um erro. Crash: No Limite venceu o Oscar na categoria Melhor Filme em 2006. Na lista de indicados Daquele ano, tinham Munique, de Steven Spielberg, eO Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee. Um pouco duvidosa essa escolha do filme do diretor Paul Haggis. Até o apresentador da categoria, Jack Nicholson, ficou surpreso. Veja o vídeo:


ATRIZ VIVA NO SEGMENTO IN MEMORIAM (2017)

Imagine que você esteja assistindo ao Oscar e, de repente, vê o seu rosto durante o segmento do In Memoriam, que é uma homenagem a todos aqueles da indústria cinematográfica que se foram. Isso aconteceu com a produtora Jan Chapman, em 2017. Além disso, a imagem dela apareceu com outro nome. Esse era o de Janet Patterson, figurinista que faleceu em 2016. Veja o tweet abaixo:

“Isso apareceu no segmento do In Memoriam no Oscar 2017. Mas essa não é a (viva) Produtora Australiana Jan Chapman?”


JOHN TRAVOLTA (2014)

O ator que ficou muito famoso pelo filme Os Embalos de Sábado à Noite, John Travolta, teve um momento muito engraçado no ano de 2014. Ele tinha que apresentar a cantora Idina Menzel, que ia cantar “Let it Go”, canção original de Frozen. Mas o ator se enrolou e chamou Adele Dazeem (Quem?). Ele chegou a se desculpar pelo ocorrido depois. No ano seguinte, Idina teve a sua vingança. Antes de anunciar Travolta, ela chamou “Glom Gazingo”. Veja:


A POLÊMICA VITÓRIA DE MICHAEL MOORE

O cineasta Michael Moore ganhou em 2003 o Oscar pelo seu documentário Tiros em Columbine. O filme tenta entender a origem da publicidade das armas de fogo nos EUA. Durante o seu discurso de agradecimento, Michael decidiu criticar o governo Bush, pela Guerra do Iraque na época. Só que nesse momento, a plateia se dividiu em aplausos e vaias. Veja o vídeo abaixo:


JENNIFER LAWRENCE (2014)

Quer alguém que sabe receber um prêmio melhor do que a Jennifer Lawrence? No ano de 2013, ela levou um tombo enquanto subia no palco para receber a estatueta de Melhor Atriz por Um Lado Bom da Vida. Mas não para por aí. Em 2014, ela caiu no tapete vermelho. A apresentadora daquela edição, Ellen DeGeneres chegou a fazer algumas piadas com ela.


O OSCAR RECUSADO POR MARLON BRANDO

Em 1973, Marlon Brando foi escolhido pela Academia para ganhar o Oscar de Melhor Ator, por O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. Mas ele não compareceu a cerimônia e enviou uma índia, chamada Sacheen Littlefeather, para recusar o prêmio por ele. O motivo dado foi a posição da Academia em relação aos nativos americanos. Veja o vídeo abaixo:


ACHOU QUE IA GANHAR, SÓ QUE NÃO

A atriz Shelley Winters tinha sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Um Lugar ao Sol. Ela tinha certeza de que ganharia, tanto que na hora que chamaram a vencedora, Vivien Leigh (Uma Rua Chamada Pecado), Shelley se levantou para pegar o “seu prêmio”. Sorte que o seu marido a puxou e explicou toda a situação antes do mico se realizar.


O IMPOSTOR

Em 1938, Alice Brady ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por No Velho Chicago. Ela não compareceu à cerimônia e a estatueta foi entregue a um representante enviado por ela. Ou deveria ter sido. Ninguém conhecia o homem que aceitou o prêmio em nome da atriz e ele nunca mais foi visto. A Academia mandou um outro troféu à Alice, mas ela não chegou a recebê-lo, porque faleceu devido a um câncer.


QUANDO OS VENCEDORES VAZARAM ANTES DA CERIMÔNIA

Foi isso mesmo que você leu! Em 1940, o Los Angeles Times conseguiu o maior furo do século. O jornal publicou todos os vencedores do Oscar um dia antes da cerimônia. O grande vencedor desse ano foi…E o Vento Levou. A partir disso, a Academia reforçou a segurança em relação às votações e aos vencedores.


O HOMEM PELADO

Em 1974, O apresentador David Niven estava prestes a anunciar a atriz Elizabeth Taylor, quando, do nada, aparece um homem pelado correndo no palco. Se não acredita, veja o vídeo abaixo. O homem era o fotógrafo Robert Opel e ele estava fazendo um sinal de paz na hora. David brincou: “Bem, senhoras e senhores, isso quase aconteceu… Mas não é fascinante pensar que provavelmente a única risada que esse homem terá na vida foi ao tirar as roupas e mostrar suas deficiências?”.


NEIL PATRICK HARRIS IMITANDO UMA CENA DE BIRDMAN

A cerimônia de 2015 foi apresentada pelo ator Neil Patrick Harris. Ela não foi muito bem recebida. Suas piadas não foram tão boas e seus segmentos não foram bem elaborados, o que tornou a premiação longa e exaustiva. Um dos momentos mais loucos foi quando Harris decidiu fazer uma imitação de uma das cenas de Birdman, filme indicado naquele ano. Qual era a cena? Aquela em que o personagem de Michael Keaton corre pela rua de cueca. Foi um momento um pouco embaraçoso no Oscar.


UM DISCURSO BEM CURTO

Joe Pesci ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese. No momento do anúncio, criou-se uma expectativa para o seu discurso de agradecimento. Bom… vejam o que vocês acham do depoimento:

É o discurso dos sonhos para os produtores do Oscar


A MÚSICA VERGONHOSA DE SETH MCFARLANE

O criador da animação Uma Família da Pesada foi o escolhido para apresentar a edição de 2013 do Oscar. Durante o seu monólogo, ele fez a performance de uma música chamada “We Saw Your Boobs” (Nós vimos os seus peitos), na qual ele citava todas as atrizes que tinham aparecido peladas no cinema e seus respectivos filmes. O momento era para ter sido engraçado, mas foi muito constrangedor. Veja abaixo:


SELFIE/PIZZA

Para fechar com chave de ouro, não poderíamos esquecer da famosa selfie do Oscar 2014. A selfie de Ellen DeGeneres recebeu 3,3 milhões de retweets naquele ano. A foto reunia artistas como Julia Roberts, Jennifer Lawrence, Kevin Spacey, Brad Pitt, Angelina Jolie, Bradley Cooper e Lupita Nyong´o. Veja a seguir:

Além disso, a cerimônia contou com um momento no qual a Ellen pediu pizza para todo mundo. Inclusive, os negócios cresceram para essa pizzaria após a situação.

A cerimônia do Oscar 2019 será realizada no dia 24 de fevereiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.