NAACP critica ‘Green Book’, filme indicado ao Oscar 2019

O filme Green Book: O Guia é um longa que começou a ser bastante criticado ao longo dessa temporada de premiações. Inicialmente, por causa de certas atitudes do diretor Peter Farrelly quando era mais jovem e por um comentário preconceituoso feito pelo roteirista Nick Vallelonga. Agora, a crítica vem da Associação Nacional para O Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), nos EUA.

Tudo começou quando o filme ficou de fora da categoria de Melhor Filme do NAACP Image Awards. Só recebeu uma indicação na categoria Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali.

Durante uma entrevista ao site The Wrap, o Presidente da associação, Derrick Johnson, disse: “A atuação de Mahershala Ali, eu quero dizer, suas habilidades eram ótimas. Então eu vejo [o filme] como uma oportunidade perdida de ter um ótimo conteúdo que é mais preciso do que não. Então, para mim, foram ótimas habilidades de atuação para Mahershala, com uma falsa história que  se disfarça para ser verdade.”

Derrick Johnson estava se referindo a como o roteiro do filme toma a liberdade de contar a história do pianista Don Shirley (Ali). Outra polêmica na qual o filme se envolveu foi justamente em relação à retratação desse personagem, que foi bastante criticada pela família de Dr. Shirley na vida real.

Confira a nossa crítica de Green Book.

O Presidente da associação também se posicionou contrário ao filme no que diz respeito à representação de um “estereótipo negativo”, que mostra um homem negro sendo iluminado por um homem branco:

“Quando você cria um filme como ‘Green Book’ e projeta como se houvesse um cara branco introduzindo a um cara negro o frango frito – um prato tradicional americano africano – o que é patentemente errado. A família diz que nunca houve qualquer conversa com a família sobre a singularidade do personagem. Então, como resultado disso, nenhuma das nuances de qualidade do personagem surgiu e ele caiu num estereótipo muito míope e negativo que não deveria mais existir.”

Green Book: O Guia recebeu 5 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme. Ele chegou a levar o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme de Comédia/Musical. Está em cartaz nos cinemas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.