Oscar 2019 | Petição pede que Academia transmita prêmios de todas as categorias na cerimônia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou recentemente que 4 categorias seriam apresentadas durante os intervalos do Oscar 2019. São elas: Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Curta-Metragem em Live-Action.

Desde então, o assunto desagradou muito os profissionais do audiovisual, e, é claro, os amantes do cinema. Cineastas como Guillermo del Toro, Alfonso Cuarón e o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki se posicionam publicamente (leia) e expressaram seu repúdio ao novo formato.

Pensando nisso, o diretor Michael Jolls criou uma petição para pressionar a Academia, para que as quatro categorias sejam incluídas novamente na cerimônia. O abaixo-assinado diz o seguinte:

Na segunda-feira, 11 de fevereiro, foi anunciado que a transmissão do Oscar só transmitiria 20 dos 24 prêmios; quatro dos prêmios seriam distribuídos durante os intervalos comerciais.

Os prêmios que não serão televisionados serão Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Curta em Live-Action. Isso tem sido visto como um tapa na cara dos cineastas de todo o mundo. Cinematografia e edição, em particular, são os passos essenciais para a criação de cinema. Pela decisão da Academia de não televisionar esses prêmios, há um desrespeito pelo próprio ofício que ele celebra.

Nós solicitamos fortemente à Academia que encontre outra coisa para transmitir durante os intervalos comerciais. Apesar de odiarmos perder o show – o segmento de “in memoriam”, a montagem, os clipes que destacam os prêmios sci-tech ou a forragem entre as celebridades não são os elementos essenciais do cinema – ao mesmo tempo os que conferem as honras de cinematografia e edição são. Antes e durante a transmissão, os maquiadores estarão trabalhando duro para preparar aqueles que estão na frente da câmera. Para aqueles que dirigiram curtas-metragens, o processo de fazer um filme menor é o passo inicial para se fazer filmes.

Desde o fracasso de manter seu apresentador este ano – a remoção destes prêmios adiciona insulto à injúria. Exigimos que a ABC e a Academia encontrem outra maneira de encurtar a transmissão.

Para assinar a petição clique aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...