Pantera Negra é o primeiro filme de super-heróis a ser indicado a Melhor Filme no Oscar

Os indicados ao Oscar 2019 acabaram de ser anunciados e os fãs comemoram, porque Pantera Negra, de Ryan Coogler, foi indicado na categoria Melhor Filme. É a primeira vez que isso acontece com um filme de super-herói.

Além da principal, o filme também apareceu nas categorias Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

Pantera Negra quebrou vários recordes. Foi a segunda maior bilheteria do ano de 2018, a terceira maior dos EUA e a nona maior do cinema. É o filme de maior sucesso comercial com diretor, roteirista e elenco majoritariamente negro.

O longa sobre o Rei de Wakanda apresenta uma abordagem diferente de outros filmes da Marvel. É uma história de super-herói, mas que discute temas políticos e sociais. Logo, é um filme que dialoga bastante com a atualidade. Transmite uma mensagem de resistência e identidade. Faz todo sentido ser indicado, porque a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está querendo se renovar e ter representatividade na sua lista de nomeações.

Na época em que surgiu a polêmica sobre a categoria de Melhor Filme Popular, Pantera Negracomeçou a se tornar aposta. O ator Chadwick Boseman foi contra a ideia do longa ser indicado nessa categoria.

Além disso tudo, estava na hora do gênero de super-heróis começar a ser notado pela Academia. Nos últimos anos, duas grandes oportunidades apareceram: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan, e Logan (2017), de James Mangold. No entanto, eles não foram reconhecidos entre os indicados a Melhor Filme. O primeiro recebeu 8 indicações, mas a maioria em categorias técnicas e uma a Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger), na qual acabou ganhando. O segundo só apareceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado.

Que outros filmes como Pantera Negra ganhem cada vez mais espaço nas premiações de cinema. Wakanda Forever!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.