Os indicados ao Oscar 2019 acabaram de ser anunciados e os fãs comemoram, porque Pantera Negra, de Ryan Coogler, foi indicado na categoria Melhor Filme. É a primeira vez que isso acontece com um filme de super-herói.
Além da principal, o filme também apareceu nas categorias Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Pantera Negra quebrou vários recordes. Foi a segunda maior bilheteria do ano de 2018, a terceira maior dos EUA e a nona maior do cinema. É o filme de maior sucesso comercial com diretor, roteirista e elenco majoritariamente negro.
O longa sobre o Rei de Wakanda apresenta uma abordagem diferente de outros filmes da Marvel. É uma história de super-herói, mas que discute temas políticos e sociais. Logo, é um filme que dialoga bastante com a atualidade. Transmite uma mensagem de resistência e identidade. Faz todo sentido ser indicado, porque a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está querendo se renovar e ter representatividade na sua lista de nomeações.
Na época em que surgiu a polêmica sobre a categoria de Melhor Filme Popular, Pantera Negracomeçou a se tornar aposta. O ator Chadwick Boseman foi contra a ideia do longa ser indicado nessa categoria.
Além disso tudo, estava na hora do gênero de super-heróis começar a ser notado pela Academia. Nos últimos anos, duas grandes oportunidades apareceram: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan, e Logan (2017), de James Mangold. No entanto, eles não foram reconhecidos entre os indicados a Melhor Filme. O primeiro recebeu 8 indicações, mas a maioria em categorias técnicas e uma a Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger), na qual acabou ganhando. O segundo só apareceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado.
Que outros filmes como Pantera Negra ganhem cada vez mais espaço nas premiações de cinema. Wakanda Forever!
DEIXE SEU COMENTÁRIO