Tubarão | Local em que o filme foi gravado enfrenta uma real crise envolvendo tubarões

Um dos maiores sucessos do diretor Steven Spielberg, Tubarão (1975) conta a história de uma cidade litorânea que passa a sofrer constantes ataques de um misterioso tubarão. Mas isso foi só um filme. Imagine se essa história se tornasse realidade? Pois bem, um debate surgiu na cidade de Martha´s Vineyard pertencente ao Cabo Cod, no estado de Massachusetts, após dois ataques por tubarões. A maior parte do filme foi gravado lá.

A cidade arrecada mais de 1 bilhão de dólares todo ano só com turismo e precisa resolver esse problema antes do início da próxima temporada de verão.

O primeiro caso ocorreu em 15 de agosto. Bill Lyndon conseguiu sobreviver, mas passou meses no hospital se recuperando. Algo assim não ocorria desde 2012 na cidade. O segundo caso aconteceu 1 mês depois, no entanto a vítima não sobreviveu. Uma fatalidade como essa não ocorria de 1936.

Após os ataques, fóruns ao redor da cidade começaram a ser desenvolvidos. Esses reúnem moradores da cidade, surfistas, ativistas ambientais e biólogos marinhos. Com o tempo, esses se estenderam para os líderes do Estado e comerciantes. O objetivo é procurar alguma solução para essa questão. Uma das medidas sugeridas é a instalação de barreiras que impeçam a aproximação desses tubarões. Algo semelhante é utilizado na Austrália. Porém há o argumento de que isso pode ser prejudicial a outras vidas marinhas, além do alto custo para manter isso.

Uma proposta bastante polêmica, que foi apresentada por um grupo de surfistas e pescadores, é a de reduzir a população de focas e tubarões brancos na região. Essa solução absurda está gerando uma forte onda, que pressiona o governo a facilitar as leis relacionadas às caças predatórias.

Avisos como esse abaixo foram espalhados por toda a praia:

Tubarão foi o primeiro filme a passar da marca de 100 milhões de dólares nos EUA, tornando-se, assim, o primeiro blockbuster. Além disso, recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme (não levou essa estatueta). Venceu três (som, trilha sonora e edição).

Com o sucesso, o longa ganhou três sequências, Tubarão 2, Tubarão 3 e Tubarão: A Vingança. Nenhuma contou com Spielberg na direção.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.