DE GRAÇA: Mostra de Cinema Norueguês chega ao CCBB de São Paulo!

Pelo segundo ano, a Embaixada da Noruega em Brasília e o Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro trazem para as telas do CCBB a produção cinematográfica norueguesa da atualidade. A mostra apresentará, nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, dramas, comédias, documentários, e filmes de aventura, destinados aos públicos adulto e jovem.

O destaque dessa edição fica por conta da exibição inédita no Brasil de episódios da terceira temporada da webserie Skam, aclamada internacionalmente. Curadoria da Embaixada Real da Noruega em Brasília. Entrada franca mediante retirada de ingressos a partir de uma hora antes da sessão.

A Revolta de Kautokeino (2008)

Programação

05/12 – Quarta-Feira

15h00 – Mergulho Profundo (Pionér)

17h00 – As Otimistas (Optimistene)

19h00 – Corações Valentes (Til Ungdommen)

06/12 – Quinta-Feira

17h00 – Antes da Neve (Før Snøen Faller)

19h15 – Eu Sou Sua (Jeg er din)

07/12 – Sexta-Feira

15h00 – Cega (Blind)

17h00 – Vegas (Vegas) – Drama

19h00 – O Cidadão do Ano (Kraftidioten)

08/12 – Sábado

15h00 – Que se ouça o grito

17h00 – De repente, Sami (Min Mors Hemmelighet)

18h30 – A revolta de Kautokeino (Kautokeino-opprøret)

09/12 – Domingo

15h00 –Um balão para Allah (En ballong til Allah)

16h30 – Cega (Blind)

18h30 – Desbravador (Veiviseren)

10/12 – Segunda-Feira

18h00 – Que se ouça o grito

19h30 – De repente, Sami (Min Mors Hemmelighet)

12/12 – Quarta-Feira

15h00 – A revolta de Kautokeino (Kautokeino-opprøret)

17h00 – Esnobe

19h15 – SKAM – (episódios 3, 4, 5, 9 da série – 3º temporada)

13/12 – Quinta-Feira

17h00 – As Otimistas (Optimistene)

19h15 – O goleiro do Liverpool (Keeper’n til Liverpool)

14/12 – Sexta-Feira

15h00 – Desbravador (Veiviseren)

17h00 – Eu Sou Sua (Jeg er din)

19h15 –SKAM – (episódios 3, 4, 5, 9 da série – 3º temporada)

15/12 – Sábado

15h00 – O goleiro do Liverpool (Keeper’n til Liverpool)

17h00 – Vegas (Vegas) – Drama

19h00 – Esnobe

16/12 – Domingo

14h30 – Antes da Neve (Før Snøen Faller)

16h40 – Corações Valentes (Til Ungdommen)

19h00 – SKAM – (episódios 3, 4, 5, 9 da série – 3º temporada)

17/12 – Segunda-Feira

15h00 – Mergulho Profundo (Pionér)

17h00 – O Cidadão do Ano (Kraftidioten)

19h30 – Um balão para Allah (En ballong til Allah)

Episódios da websérie “Skam” serão exibidos durante a Mostra

SINOPSES

Corações Valentes (Til Ungdommen) – Documentário – 118 min

O documentário acompanha quatro jovens políticos nas suas quatro organizações para jovens na Noruega. A premissa muda drasticamente no dia 22 de julho de 2011, quando o neo-nazista Anders Behring Breivik massacrou 69 jovens do partido dos trabalhadores na ilha de Utøya, horas depois de uma bomba ter explodido no centro governamental de Oslo.

Direção: Kari Anne Moe

Ano de Produção: 2012

Classificação indicativa: 14 anos


Mergulho Profundo (Pionér) – Drama/Ação – 100 min

Mergulho Profundo se passa na década de 80, no início da aventura petrolífera norueguesa. O mergulhador profissional Petter está obcecado pela ideia de atingir o fundo do Mar do Norte, onde enormes depósitos de óleo e gás foram descobertos. As autoridades visam trazer o óleo para terra através de um oleoduto a 500 metros de profundidade. Juntamente com seu irmão Knut, ele tem a disciplina, a força e a ousadia necessárias para assumir a missão mais perigosa do mundo. Mas um súbito e trágico acidente muda tudo e aos poucos Petter percebe que sua vida pode estar em perigo.

Direção: Erik Skjoldbjærg

Ano de Produção: 2013

Classificação indicativa: 14 anos


Eu Sou Sua (Jeg er din) – Drama – 90 min

Mina é uma jovem mãe solteira vivendo em Oslo com seu filho de 6 anos, Felix. Ela é uma paquistanesa-norueguesa que tem um relacionamento problemático com sua família. Mina está constantemente à procura de amor e tem relações com diferentes homens, porém, nenhum dos relacionamentos tem alguma esperança de durar por muito tempo. Então, quando Mina conhece Jesper, um diretor de cinema sueco, ela se apaixona desesperadamente por ele.

Direção: Iram Haq

Ano de Produção: 2013

Classificação indicativa: 14 anos


Antes da Neve (Før Snøen Faller) – Drama – 105 min

Siyar é o homem mais velho da família. Quando sua irmã foge de seu próprio casamento, ele tem a tarefa de localizá-la e restaurar a reputação de sua família. A busca por sua irmã se torna em uma jornada perigosa de leste a oeste, onde a colisão de culturas tradicionais e a vida moderna ocidental desafia Siyar a descobrir quem ele realmente é. Em Istambul, ele conhece a jovem Evin, que também está perdida entre as fronteiras da Europa. Uma amizade nasce entre eles. Evin escolhe viajar com ele, sem saber de seus planos.

Direção: Hisham Zaman

Ano de Produção: 2013

Classificação indicativa: 11 anos


Cega (Blind) – Drama – 96 min

Ingrid perdeu recentemente a visão e se confina na segurança de sua casa, um lugar onde ela se sente em controle, sozinha com seu marido e seus pensamentos. Mas os verdadeiros problemas de Ingrid são internos, não estão para fora das paredes de seu apartamento, e seus mais profundos medos e fantasias reprimidas logo dominam sua vida.

Direção: Eskil Vogt

Ano de Produção: 2014

Classificação indicativa: 15 anos


O Cidadão do Ano (Kraftidioten) – Comédia/Ação – 115 min

Nils dirige um removedor de neve e vive uma vida despreocupada em um paraíso de inverno remoto. A morte repentina de seu filho o coloca no meio de uma guerra narcótica entre a máfia norueguesa e os sérvios. Neste mundo ele é um novato armado com maquinaria pesada e sorte de iniciante.

Direção: Hans Petter Moland

Ano de Produção: 2014

Classificação indicativa: 15 anos


As Otimistas (Optimistene) – Documentário – 92 min

Um documentário sobre uma equipe de vôlei de senhoras de 66 a 98 anos, que após 30 anos de treinamento, está prestes a ter sua primeira partida, contra um time veterano masculino da Suécia. O filme acompanha as mulheres dentro e fora das quadras, enquanto se preparam para o grande jogo, com muitas risadas e companheirismo.

Direção: Gunhild Magnor

Ano de Produção: 2013

Classificação indicativa: Para todos


A revolta de Kautokeino (Kautokeino-opprøret) – Drama/Histórico – 96 min

Em 1852, uma sangrenta rebelião entre os Sami e os noruegueses em Kautokeino terminou em tragédia. Indignado pela opressão de longa data, um grupo de Sami ataca membros da sociedade em uma tentativa de iniciar uma revolução a fim de obter um tratamento justo para a população indígena.

Direção: Nils Gaup

Ano de Produção: 2008

Classificação indicativa: 11 anos


Vegas (Vegas) – Drama – 93 min

Vegas é a história de três adolescentes que não têm um lar estável. Thomas, Marianne, e Terje encontram-se em uma instituição para jovens, e juntos embarcam em uma jornada repleta de fé, ódio, e amor. É uma jornada que eles não esperavam e que os leva a lugares que eles nunca planejaram.

Direção: Gunnar Vikene

Ano de Produção: 2009

Classificação indicativa: 11 anos


De repente, Sami (Min Mors Hemmelighet) – Documentário – 52 min

De repente, Sami é um filme pessoal sobre identidade. Durante a infância e juventude da personagem principal em Oslo, sua mãe nunca havia lhe contado sobre sua origem Sami na área ártica da Noruega. Por que não? E como ela pode de repente se tornar Sami, na metade de sua vida? E isso é algo que ela quer?

Direção: Ellen-Astri Lundby

Ano de Produção: 2009

Classificação indicativa: Para todos


Um balão para Allah (En ballong til Allah) – Documentário – 58 min

Quando a cineasta norueguês-turca Nefise Özkal Lorentzen era pequena, costumava enviar cartas a Allah por meio de balões. Agora ela quer enviar um novo balão para mudar o papel das mulheres na cultura muçulmana. Ao seguir o caminho de sua avó como uma ‘sufi’, ela embarca em uma jornada para redescobrir o Islã da mãe de sua mãe. O filme alterna entre sua jornada real e seus sonhos.

Direção: Nefise Özkal Lorentzen

Ano de Produção: 2011

Classificação indicativa: Para todos


Desbravador (Veiviseren) – Drama/Histórico – 86 min

“Pathfinder” é baseado em uma lenda do século XII. Repleto de ação e drama, o filme narra a história de um menino que após ter visto seus pais e sua irmã mais nova assassinados por uma tribo de Tsjudes, (uma tribo muito temida do que é hoje o norte da Rússia) é feito prisioneiro e forçado a agir como um “desbravador” para seus atacantes. Contra todas as probabilidades, o menino consegue enganar seus captores e levá-los ao topo de um penhasco para uma morte violenta. “Desbravador” é um marco na história do cinema, já que é a primeira longa-metragem a ser filmada na língua Sami.

Direção: Nils Gaup

Ano de Produção: 1987

Classificação indicativa: 12 anos


O goleiro do Liverpool (Keeper’n til Liverpool) – Comédia – 90 min

Conheça Jo Idstad: 13 anos, inteligente, e convencido de que a vida é perigosa. Para sobreviver o ensino médio, é preciso evitar todas as armadilhas da morte, como bullies, esportes, e garotas bonitas. É melhor gastar seu tempo em atividades inofensivas, como equações e cartões de futebol. Tudo vai de acordo com o plano, até que uma nova garota aparece em sua classe – a Mari.

Direção: Arild Andersen

Ano de Produção: 2010

Classificação indicativa: 7 anos


Esnobe – Drama/Comédia – 100 min

Quando crianças, os meios-irmãos Axel e Yanne são adotados na Noruega. Eles são separados na chegada, ele acaba no lado rico do oeste de Oslo, e ela em uma família de classe média no lado leste. Diferente de seu irmão mais novo, Yanne se lembra de sua jornada para a Noruega, mas ela não tem ideia de onde ele poderia estar agora. Tudo isso está prestes a mudar, no entanto, quando a amiga polonesa de Yanne, Maria, começa a trabalhar como empregada doméstica para os pais de Axel.

Direção: Sara Johnsen

Ano de Produção: 2009

Classificação indicativa: 11 anos


Que se ouça o grito – Documentário – 58 min

Este documentário é uma investigação artística a fim de revelar os segredos por trás da atemporalidade e do poder da produção artística de Munch. Sua carreira profissional durou 62 anos e nos presenteou com mais de 40.000 obras de arte.

Direção: Dheeraj Akolkar

Ano de Produção: 2013

Classificação indicativa: Para todos


SKAM – Série de drama – Episódios 3,4,5,9 da 3a temporada

SKAM é uma websérie dramática que acompanha os alunos da escola de ensino médio Hartvig Nissen, em Oslo, Noruega. A terceira temporada acompanha Isak Valtersen, personagem principal, que está aprendendo a lidar com sua orientação sexual, seu novo relacionamento, e a conciliar família, amigos, e estudos. A temporada lida com temas como amor, identidade sexual, autenticidade, transtorno mental, religião e amizade.

Direção: Julie Andem

Ano de Produção: 2015-2017

Classificação indicativa: 12 anos


Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo-SP.
Próximo à estação São Bento do metrô
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
(11) 3113-3651

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...