Oscar 2019 | Brasil aparece na lista de pré-selecionados a melhor documentário

A Academia divulgou na última semana uma lista com 166 pré-selecionados à categoria de Melhor Documentário para o Oscar 2019. O Brasil é representado por três filmes: “O Processo”, “Nossa Chape” e “Piripkura”. Já tinham sido liberadas duas listas, que apresentavam os pré-indicados à Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Animação.

O Processo”, dirigido por Maria Augusta Ramos, teve sua estreia no Festival de Berlim desse ano. Ele apresenta os bastidores do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. “Nossa Chape”, de Jeff e Michael Zimbalist, conta a história sobre a tragédia do voo Lamia 2933 que caiu com a equipe da Chapecoense em novembro de 2016. “Piripkura”, do trio Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, fala sobre dois indígenas do povo Piripkura, que vivem numa área ainda protegida da Floresta Amazônica. O filme venceu o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio no ano passado.

Recentemente, duas coproduções brasileiras foram indicadas na categoria de Melhor Documentário: “Lixo Extraordinário” (2011) e “O Sal da Terra” (2015).

Outros presentes na lista são: “Amazing Grace”, de Sidney Pollack; “Avicii: True Stories”, de Levan Tsikurishvili; “Eating Animals”, de Natalie Portman; “Hale County This Morning, This Evening”, de RaMell Ross; entre outros. Porém, as principais apostas giram em torno dos documentários “RGB”, “Won´t You Be My Neighbor?” e “Three Identical Strangers”.

Os indicados ao Oscar 2019 saem no dia 22 de janeiro e a cerimônia acontece em 24 de fevereiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paulo Victor Costa

Depois que descobriu "The Truman Show" e "Lost", passou a viver de filmes e séries. Também é muito fã dos filmes do Spielberg. Tenta assistir de tudo para poder debater com outras pessoas.