Mostra de SP 2018 | ‘O Mau Exemplo de Cameron Post’: um bom e incômodo coming of age

Baseado no livro com o mesmo nome de Emily M. Danforth, O Mau Exemplo de Cameron Post conta a história de uma adolescente que está descobrindo a própria sexualidade. Datado em 1993, Cameron Post (Chloë Moretz) acaba se apaixonando por sua amiga, Coley Taylor (Quinn Shephard).

O romance não dura muito, já que durante o baile de formatura as duas são flagradas pelo “namorado” da protagonista. Após ser dedurada, a tia de Cameron manda a garota para um centro de terapia com o intuito de curar sua homossexualidade.

Nos primeiros cinco minutos de projeção, já fica explícito o desejo da protagonista de estar com Coley, assim como seu incômodo na presença do namorado. Porém, devido às práticas bizarras e a relutância de outros jovens na instituição, Cameron também começa a duvidar dos seus sentimentos e de quem ela realmente é.

É um filme simples que traz uma reflexão sobre o impacto (negativo, claro) da religião em torno da homossexualidade. Possui alguns momentos engraçados, mas ao mesmo tempo é incômodo por mostrar jovens em aflição enquanto tentam esconder o que sentem e se enquadrar em algo que eles não são.

Este é com certeza um dos melhores papéis de Chloë Moretz, assim como de Sasha Lane, que interpreta Jane Fonda, amiga de Cameron no centro de terapia. O filme não deixa de ser um coming of age, não tão impactante por falta de diálogos mais profundos e um tom mais emotivo, mas proporciona uma boa e ao mesmo tempo triste sensação.

3.5

Summary

O Mau Exemplo de Cameron Post é um bom coming of age, sem tanta profundidade, mas que tem muito a dizer.

O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST  | THE MISEDUCATION OF CAMERON POST
Estados Unidos, 2018. 91 Min.
Direção: Desiree Akhavan
Roteiro: Desiree Akhavan, Cecilia Frugiuele
Elenco: Chloë Grace Moretz, Sasha Lane, Forrest Goodluck, John Gallagher Jr., Jennifer Ehle, Emily Skeggs.

Onde e quando assistir:

Dia 20/10
18:10 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 2

Dia 21/10
16:10 – CINEARTE PETROBRÁS 1

Dia 23/10
14:00 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA SALA 1

Dia 25/10
17:30 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 1

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Rafaella Rosado

Jornalista em formação e apaixonada pela sétima arte desde pequena, quando achava que era possível ver todos os filmes do mundo. Acredita que o cinema é uma forma de viajar e conhecer outras realidades sem sair do lugar.