Festival do Rio 2018 anuncia suas atrações

Durante dez dias, o Rio de Janeiro será o que ele merece continuar a ser: a capital mundial do melhor do cinema. O Festival do Rio vai exibir 200 filmes de mais de 60 países em cerca de 20 locais de exibição da cidade, receber profissionais do audiovisual para seminários e workshops, realizar debates, reunir música, cinema e muito mais.

De 1 a 11 de novembro, o público vai ter a oportunidade de conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil (clique aqui e veja a programação), participar de debates, sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial e palestras e oficinas gratuitas no RioMarket.

Serão exibidos novos trabalhos de diretores consagrados e premiados nos maiores festivais do mundo, como Lars Von Trier (A Casa que Jack Construiu, com Uma Thurman), Gus Van Sant (A Pé Ele não Vai Longe, com Joaquin Phoenix),  Jean-Luc Godard (Imagem e Palavra), Mike Leigh (Peterloo), Spike Lee (Infiltrado na Klan), Jafar Panahi (3 Faces),Frederick Wiseman (Morovia, Indiana), Julian Schnabel (No Portal da Eternidade, com Willem Dafoe), Hong Sangsoo(Grass e O Hotel às Margens do Rio), Nadine Labaki (Cafarnaum), Olivier Assayas (Vidas Duplas, com Juliette Binoche), Pablo Trapero (A Quietude), Pawel Pawlikowski (Guerra Fria), Dominga Sotomayor (Tarde para MorrerJovem),  João Canijo (Fátima), Teresa Villaverde (O Termômetro de Galileu), Julius Avery (Operação OverlordEmir Kusturica (El Pepe, uma vida suprema), Juan Vera (O amor não Descansa, com Ricardo Darin), Ryusuke Hamaguchi (Asako I & II – Um filme em duas partes sobre a (des)ilusão amorosa), Denys Arcand (A Queda do Império Americano), Steve McQueen (Viúvas, com Viola Davis, Colin Farrel – Filme de Abertura) entre outros.

“Infiltrado na Klan”, de Spike lee, está na programação

Na seleção, destaca-se também uma nova versão de Imagine, de John Lennon e Yoko Ono; o documentário Kusama – Infinito de Heather Lenz (conhecida como a ‘artista das bolinhas’ e considerada um ícone da arte pop japonesa); Ferrante Fever, de Giacomo Durzi – sobre a enigmática escritora italiana Elena Ferrante; RBG, de Betsy West e Julie Cohen um retrato da vida da famosa juíza Ruth Bader Ginsburg, que aos 85 anos tornou-se personalidade cultuada entre os jovens; Não me Toque, de Adina Pintilie – Urso de Ouro em Berlim;  Assunto de Família, de Hirokazu Koreeda – Palma de Ouro em Cannes; Em Chamas, de Lee Chang-dong, baseado no conto Queimar Celeiros, do escritor japonês Haruki Murakami. Vencedor do prêmio da crítica no Festival de Cannes de 2018.  Abaixo outros títulos.

As sessões de gala da Première Brasil acontecem no Estação NET Gávea, Estação NET Botafogo e no Centro Cultural LSR – Odeon NET/CLARO. As já tradicionais sessões populares seguidas de conversas do público com realizadores e atores/atrizes dos filmes acontecem no Centro Cultural LSR Cine Odeon NET/CLARO e Estação NET Rio. O circuito completo será divulgado posteriormente.

MOSTRA PANORAMA

O mau exemplo de Cameron Post (The miseducation of Cameron Post), de Desiree Akhavan

Colette (Colette), de Wash Westmoreland

A pé ele não vai longe (Don’t worry, he won’t get far on foot), de Gus Van Sant

Sem rastros (Leave No Trace), de Debra Granik

Vida selvagem (Wildlife) de Paul Dano

Fátima, de João Canijo

Bisbee ’17 (Bisbee ’17), de Robert Greene

O Termômetro de Galileu, de Teresa Villaverde

Vision, de Naomi Kawase

A Névoa Verde (The green fog), de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson

Grass (Grass) de Hong Sangsoo

Utøya – 22 de julho (U – July 22), de Erik Poppe

Não me toque (Touch me not) de Adina Pintilie

3 Days in Quiberon, de Emily Atef

Imagem e palavra (The Image Book), de Jean-Luc Godard

Asako I & II (Asako I & II), de Ryûsuke Hamaguchi

Conquistar, amar e viver intensamente (Sorry Angel), de Christophe Honoré

Amor até as cinzas (Ash Is Purest White) de Jia Zhangke

Assunto de família (Shoplifters), de Hirokazu Koreeda

Cafarnaum (Capernaum) de Nadine Labaki

Em chamas (Burning), de Lee Chang-dong

Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman), de Spike Lee

3 faces (Three Faces) de Jafar Panahi

Guerra Fria (Cold War) de Pawel Pawlikowski

Verão (Summer), de Kirill Serebrennikov

Dez anos Tailândia (Ten Years Thailand), de Apichatpong Weerasethakul, Aditya Assarat, Chulayarnnon Siriphol, Wisit Sasanatieng

O momento Plutão (The Pluto Moment), de Ming Zhang

A casa que Jack construiu (The House that Jack Built), de Lars von Trier

A prece (The prayer), de Cédric Kahn

Praça pública (Place Publique), de Agnès Jaoui

Amanda (Amanda), de Mikhaël Hers

Memória da dor (Memoir of War), de Emmanuel Finkiel

Maria Callas – em suas próprias palavras (Maria by Callas), de Tom Volf

Raiva (Rage), de Sérgio Tréfaut

A queda do império americano (The Fall of the American Empire), de Denys Arcand

A cada momento (Each and every moment), de Nicolas Philibert

Peterloo, de Mike Leigh

White boy Rick  (White Boy Rick), de Yann Demange

O favorito (The front runner), de Jason Reitman

Se a rua Beale falasse (If Beale street could talk), de Barry Jenkins

Vidas duplas (Double Lives), de Olivier Assayas

No portal da eternidade  (At eternity’s gate), de Julian Schnabel

A quietude (The Quietude), de Pablo Trapero

El Pepe, uma vida suprema (El Pepe, una vida suprema), de Emir Kusturica

Seu rosto (Your Face), de Tsai Ming-Liang

Monrovia, Indiana (Monrovia, Indiana), de Frederick Wiseman

O hotel às margens do rio (Hotel by the river), de Hong Sangsoo

Túmulos sem nome (Graves Without a Name), de Rithy Panh

Nunca deixe de lembrar (Never Look Away), de Florian Henckel von Donnersmarck

A rota selvagem (Lean on Pete), de Andrew Haigh

O ódio que você semeia (The hate u give), de George Tillman Jr.

A vida em si (Life itself), de Dan Fogelman

Vox Lux (Vox Lux), de Brady Corbet

Tyrel (Tyrel), de  Sebastián Silva

A excêntrica família de Gaspard (Gaspard at the Wedding), de Antony Cordier

Eu sou Tempesta (I am Tempesta), de Daniele Luchetti

O Caravaggio roubado (The Stolen Caravaggio), de Roberto Andò

O que você irá fazer quando o mundo estiver em chamas (What You Gonna Do When the World’s on Fire?) de Roberto Minervini

Meu próprio bem (My own good), de Pippo Mezzapesa

“A Casa que Jack Construiu”, de Lars Von Trier

EXPECTATIVA 2018

Tempo comum (Ordinary Time), de Susana Nobre

Skate Kitchen (Skate kitchen), de Crystal Moselle

Terra firme (Anchor and hope), de Carlos Marqués-Marcet

Culpa (The guilty), de Gustav Möller

O quebra-cabeça Puzzle, de Marc Turtletaub

Um elefante sentado quieto (An elephant sitting still), de Hu Bo

Adam (Adam), de Maria Solrun

Longa jornada noite adentro (Long day’s journey into night) de Bi Gan

Rafiki (Friends), de Wanuri Kahiu

Carmen & Lola (Carmen and Lola), de Arantxa Echevarria

O mundo á seus pés (The world is yours), de Romain Gavras

A nossa espera (Our struggles), de Guillaume Senez

Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar (Palace II) de Rafael Machado / Co-direção: Gabriel Corrêa e Castro

Pedro e Inês, o amor não descansa (The dead queen) de António Ferreira

A árvore (The tree) de André Gil Mata

– Shade – entre bruxas e heróis (The Witch Hunters), de Rasko Miljkovic

Querido filho (Dear Son) de Mohamed Ben Attia

Entre tempos (Ricordi?), de Valerio Mieli

Yomeddine (Yomeddine) de A.B. Shawky

A costureira de sonhos  (Sir) de Rohena Gera

A última criança (Last Child), de Shin Dong-seok

Longe da árvore (Far from the tree) de Rachel Dretzin

Girl, de Lukas Dhont


PREMIÈRE LATINA

– Miriam mente (Miriam Lies), de Natalia Cabral, Oriol Estrada

– A Rainha do medo (The queen of fear), de Valeria Bertuccelli, Fabiana Tiscornia

– A cama (The bed), de Mónica Lairana

– Cinzas (Cenizas), de Juan Sebastian Jacome

– Virus Tropical (Virus tropical), de Santiago Caicedo

– O dia que resistia (The endless day), de Alessia Chiesa

– El motoarrebatador (The snatch thief), de Agustín Toscano

– Pássaros de verão (Birds of Passage), de Ciro Guerra, Cristina Gallego

– Minha obra prima (My masterpiece), de Gastón Duprat

– Happy hour – Verdades e consequências (Happy hour), de Eduardo Albergaria

– Tarde para morrer jovem (Too late to die young), de Dominga Sotomayor

– A Camareira (The chambermaid), de Lila Avilés

– Belmonte (Belmonte), de Federico Veiroj

– Acusada (The Accused), de Gonzalo Tobal

– Família submersa (A family submerged), de María Alché

– Vermelho sol (Rojo), de Benjamin Naishtat

– José (Jose), de Li Cheng

– Humanpersons (Humanpersons), de Frank Spano

– O amor não descansa (An unexpected love), de Juan Vera

– O anjo (The angel), de Luis Ortega

– Museu (Museum), de Alonso Ruizpalacios

– Compra me um revólver (Buy me a gun), de Julio Hernández Cordón


MIDNIGHT

– MATANGI / MAYA / M.I.A. (MATANGI / MAYA / M.I.A.), de Stephen Loveridge

– A geraçao da riqueza (Generation wealth), de Lauren Greenfield

– Três estranhos idênticos (Three identical strangers), de Tim Wardle

– Game girls (Game girls), de Alina Skrzeszewska

– Profile (Profile), de Timur Bekmambetov

– A Valsa de Waldheim (The Waldheim waltz), de Ruth Beckermann

– Futebol Infinito (Infinite Football), de Corneliu Porumboiu

– As filhas do fogo (The daughters of fire), de Albertina Carri

– Selvagem, de Camille Vidal-Naquet

– Faca no coração (Knife + heart), de Yann Gonzalez

– Morra, monstro, morra (Murder Me, Monster), de Alejandro Fadel

– Amazônia Groove, de Bruno Murtinho

– Operação Overlord (Overlord), de Julius Avery

– Imagine (Imagine), de John Lennon, Yoko Ono

– Buddies (Buddies), de Arthur J. Bressan Jr.

– The Cleaners (The cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck

– Obscuro barroco  (Obscuro barroco), de Evangelia Kranioti

– Alterscape, de Serge Levin

FILM DOC

– Hal Ashby (Hal), de Amy Scott

– Be natural: a historia não contada da primeira cineasta do mundo (Be natural: the untold story of Alice Guy-Blaché), de Pamela B. Green

– Os olhos de Orson Welles (The eyes of Orson Welles), de Mark Cousins

– Friedkin Uncut (Friedkin uncut), de Francesco Zippel

O Festival do Rio 2018 acontece de 01 a 11 de novembro.

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Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...