Roma | Filme entra para a lista de Guillermo del Toro dos 5 melhores filmes de todos os tempos

Guillermo del Toro fez uma aparição surpresa no 56º Festival de Cinema de Nova York (NYFF) para apresentar Roma, o novo filme de seu grande amigo Alfonso Cuarón. Aclamado pela crítica, o longa também foi selecionado para os festivais de Toronto e Veneza, além de ser um grande candidato para a temporada de premiação 2018/2019.

Del Toro foi um dos jurados do Festival de Veneza deste ano, que concedeu à Cuarón o “Leão de Ouro”, o prêmio de maior prestígio do festival.

“’Roma’ é, para mim, o ponto culminante da carreira de Alfonso até agora. Quando eu vi o filme pela primeira vez, eu disse a ele: ‘Esse não é só o seu melhor filme, como também é um dos meus cinco filmes favoritos de todos os tempos. Mas não fique se achando: é o número cinco”, contou Del toro à platéia na abertura de Roma no NYFF.

Ambientado na década de 1970, Roma trata do período de queda Partido Revolucionário Institucional (PRI), força política que governou o México de 1929 até 1995. Baseado na própria infância do diretor, o drama acompanha a rotina de uma família de classe média pelo olhar de uma babá e empregada doméstica.

Del toro ainda acrescentou que em sua maior função, cinema é memória. “Ele nos diz coisas que nós nos lembramos, mas nunca aconteceram conosco. Nós vivemos elas como experiências.”

Roma é o novo filme de Alfonso Cuarón desde Gravidade (2013), ganhador do Oscar. O filme será lançado nos cinemas, diferentemente da estratégia de distribuição via streaming da Netflix por demanda do próprio diretor.  Ainda não há data de lançamento no Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Rafaella Rosado

Jornalista em formação e apaixonada pela sétima arte desde pequena, quando achava que era possível ver todos os filmes do mundo. Acredita que o cinema é uma forma de viajar e conhecer outras realidades sem sair do lugar.