Para Chadwick Boseman, ‘Pantera Negra’ visa prêmio de melhor filme, não “Oscar popular”

A decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica em introduzir uma categoria para filme mais popular no Oscar continua rendendo discussões. Muito disso acontece porque os blockbusters, que não costumam frequentar a lista das produções indicadas a melhor filme, estariam segregados de vez nesta nova categoria. Sucesso de público e crítica em 2018, Pantera Negra será afetado?

O protagonista do filme, Chadwick Boseman, se diz preocupado com essa situação criada pela Academia. “Não sabemos o que é [o novo prêmio], então não sei se estou feliz com isso ou não”, disse Boseman a um podcast do THR. “O que posso dizer é que não há campanha para filmes populares; se há uma campanha, é para melhor filme, e isso é tudo o que existe para ele”, declarou o ator sobre estratégia de marketing do filme, que não pretende almejar o “Oscar popular”, embora a Academia já tenha confirmado que os filmes podem ser indicados em ambas as categorias.

Embora a produção esteja muito mais interessada em conseguir uma indicação de melhor filme, é bem provável, portanto, que o filme consiga uma indicação para a nova categoria. No entanto, Boseman acredita que isso não seja um motivo para fazer com que os membros da Academia não indiquem um filme da categoria popular ao Oscar de melhor filme. “Um bom filme é um bom filme. Claramente não importa quanto dinheiro um filme faça para que ele seja ‘um filme bom filme ‘ porque, se [isso] acontecesse, os filmes indicados e vencedores não seriam indicados”.

Boseman também falou sobre o critério que ele considera importante ser analisado ao avaliar a qualidade de um filme. “A única coisa que importa é o nível de dificuldade”, afirma. “O que fizemos foi muito difícil. Criamos um mundo, criamos uma cultura…tivemos que criar uma religião, uma espiritualidade, uma política; tivemos que criar um sotaque; tivemos de criar culturas diferentes, criar estilos de roupas e penteados, é muito parecido com uma filme de época…Então, no que diz respeito a isso, eu ouso comparar o nível de dificuldade de qualquer filme com o nível de dificuldade deste. E o fato de que tantas pessoas gostaram – se você disser que é [meramente] popular, isso é elitista”.

Como os critérios para a definição da escolha dos filmes da nova categoria ainda não estão muito claros, é preciso aguardar um pouco mais para sabermos – e especularmos – o que acontecerá. Fato é que, em uma temporada que promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos, produção e elenco de Pantera Negra almejam voos mais altos. Será que eles irão conseguir?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...