Com duas indicações ao Emmy, ‘The Tale’ estreia hoje (18) na HBO

O longa The Tale recebeu ontem duas indicações ao prêmio Emmy® 2018, nas categorias de Melhor Filme para TV e Melhor Atriz em Série Limitada ou Filme para TV (Laura Dern). Antes de ser comprado pela HBO, o longa estreou no cinema, no Festival de Sundance. Escrito e baseado em experiências pessoais da diretora, Jennifer Fox, vencedora do Grande Prêmio Sundance.

O filme é estrelado por Laura Dern (indicada ao Oscar por Wild e Rambling Rose; vencedora do Emmy por Big Little Lies, Enlightened, Recount e Afterburn), Isabelle Nélisse, Elizabeth Debicki, Jason Ritter e Frances Conroy (indicado ao Emmy por Six Feet Under) e John Heard (indicado ao Emmy por Família Soprano). O elenco conta também com Common (vencedor do Oscar por Selma) e Ellen Burstyn (vencedora do Oscar por Alice Doesn’t Live Here Anymore).

Uma profunda reflexão sobre a natureza ilusória da memória, The Tale é o primeiro longa-metragem narrativo de Jennifer Fox, cujos documentários foram aclamados internacionalmente por sua arte inovadora e honestidade inabalável. Baseado na história de vida da própria Fox, o filme vê a cineasta ultrapassando os limites da narrativa convencional, criando um diálogo entre o passado e o presente para ilustrar a interação entre a memória e o trauma.

SINOPSE

Documentarista talentosa que trabalha em Nova York, Jennifer (Laura Dern) está concluindo seu mais recente projeto sobre a vida das mulheres em todo o mundo. Ela recebe uma série de telefonemas da mãe, Nettie (Ellen Burstyn), que encontrou uma pequena história escrita por Jennifer aos 13 anos, em que ela descreve vários encontros com sua instrutora de equitação, Sra. G (Elizabeth Debicki), e seu treinador de corrida, Bill (Jason Ritter), durante um acampamento de verão. Nettie está desconcertada com as implicações da escrita de sua filha, mas Jennifer não está nervosa. Ela sempre olhou com carinho aquele tempo que passou com esses dois adultos carismáticos.

Instigada por Nettie e encorajada pelo noivo Martin (Common), Jennifer anseia por saber mais e parte em uma jornada, 30 anos depois, para encontrar aquelas pessoas de seu passado – inclusive as crianças, agora adultas, que também participaram do acampamento. Mas quanto mais ela investiga, mais suas memórias mudam e mais perguntas ela desenterra. Enquanto sua frustração aumenta, ela tenta chegar à verdade imaginando conversas com a Jennifer de 13 anos (Isabelle Nélisse) e até com a Sra. G e Bill para entender como e por que tudo aconteceu.

The Tale estreia dia 18 de agosto, às 22 horas, na HBO.

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...