Telecine homenageia centenário de Ingmar Bergman neste sábado

Dono de um estilo inquieto de fazer cinema, Ingmar Bergman causou com seus clássicos, daqueles que figuram na lista “filmes que todo mundo deveria assistir”. Se vivo, o cineasta sueco completaria 100 anos e o Telecine Cult vai recordar aclamados sucessos de sua carreira.

A maratona começa neste sábado, 14 de julho, a partir das 12h45. Serão mais de 12 horas de Bergman, com clássicos como O Ovo da Serpente, Fanny & Alexander, O Sétimo Selo, Sonata de Outono, Quando Duas Mulheres Pecam e Morangos Silvestres.

O Ovo da Serpente

Na Berlim da década de 1920, acompanhamos uma semana da vida de Abel Rosenberg, um trapezista americano judeu desempregado, logo após o suicídio de seu irmão. Abel arranja um emprego na clínica do dr. Vergerus, e lá pode desvendar a misteriosa razão que levou o irmão a se matar.

Morangos Silvestres

O dr. Isak Borg, professor de medicina, está a caminho de sua antiga universidade, onde irá receber uma honraria. Junto a sua nora Marianne nesta viagem de carro, ele encara em sua jornada pessoas e situações que fazem com que ele reflita sobre as decepções que viveu.

Fanny & Alexander

Após um alegre Natal da família Ekdahl, o pai de Alexander e Fanny vem a falecer. Pouco tempo depois, a mãe se casa com um homem rígido e religioso, mudando radicalmente a vida das duas crianças que se veem obrigadas a viver com o cruel padrasto.

O Sétimo Selo

Um cavaleiro retorna das Cruzadas para uma Suécia devastada pela peste negra e domada pela Inquisição. Com sua fé abalada, ele reflete sobre o significado da vida quando a Morte aparece para levá-lo. Para ganhar tempo, ele a convida para uma partida de xadrez que decidirá se ele vai com ela ou não.

Sonata de Outono

Charlotte é uma renomada musicista que vai visitar sua filha Eva no interior. Afastadas durante anos, elas terão um reencontro tenso, com a revelação de grandes segredos e a exposição de antigos rancores.

Quando Duas Mulheres Pecam (Persona)

Elisabeth é uma atriz que está sofrendo de mudez, e seu tratamento se dá numa ilha isolada, sob os cuidados da enfermeira Alma. Com o passar do tempo, Alma confidencia cada vez mais seus segredos a Elisabeth. Aos poucos, a enfermeira percebe que sua personalidade está se confundindo com a da atriz.

O especial também pode ser conferido no Telecine Play. Todos os filmes estão disponíveis na plataforma.

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...