Westworld | Katja Herbers confirma o destino de sua personagem na série

Nono episódio da segunda temporada de WestworldVanishing Point nos mostrou o perverso caminho que William percorreu até se tornar o Homem de Preto (Ed Harris). Um dos acontecimentos mais inusitados foi, sem dúvida alguma – SPOILERS – o momento em que ele puxa o gatilho e mata Emily, que ele acredita ser uma anfitriã.

Durante um podcast semanal da  Vanity Fair, a atriz Katja Herbers falou sobre o futuro da personagem na série e refutou a teoria dos fãs que, assim como o velho William, acreditam que ela era uma anfitriã. “Emily é definitivamente humana. [William] matou sua filha humana. Esta é uma tragédia terrível”, disse Herbers.

No entanto, isso não garante que o retorno de Emily esteja descartado. Na última temporada, Jimmi Simpson, que interpreta o jovem William, havia dito que sua participação estava encerrada, o que não se mostrou verdade nesta temporada. Assumindo que o trailer do season finale nos mostra Ben Barnes como Logan e Peter Mullan como James Delos – para não citarmos também o retorno de Anthony Hopkins como o criador Ford -, devemos lembrar que o projeto secreto da Delos pode muito bem nos proporcionar cópias dos personagens.

Em Vanishing Point, Bernard explicou a Elsie que existem cópias humanas na Fornalha, um servidor semelhante ao que é o Berço para os anfitriões. Desta forma, não somente Emily, mas outros personagens que já morreram como Theresa Cullen (Sidse Babett Knudsen), poderiam retornar neste season finale.

“O que sabemos é que são feitas cópias de pessoas. [Emily] foi para o The Raj quando criança. Tenho certeza de que há uma cópia de Emily em algum lugar. Tecnicamente, seria possível me trazer de volta de alguma forma”, disse Katja Herbers.

Emily (Katja Herbers) no The Raj no episódio “Virtù e Fortuna”. Imagem: HBO

Sobre o fato do Homem de Preto ser ou não um anfitrião, em sua última cena no episódio, ele realiza um corte em seu próprio braço para tirar a dúvida, tamanha sua paranoia e loucura . Quando a equipe de segurança de Delos o examina, não parece haver dúvidas sobre isso. Se isto não for mais um truque de Ford, é claro. De acordo com a interpretação de Herbers, William é muito humano quando atira em sua filha. É essa escolha – e seu status humano – que torna esse episódio tão angustiante:

“É um momento de partir o coração, porque ele mesmo está matando sua filha real. Tendo ficado tão completamente insano que ele acha que até sua própria carne e sangue agora fazem parte deste jogo. Eu acho que se ele fosse um robô, isso tiraria o que é um momento completamente doloroso.”

Sobre o episódio, um fato curioso: A HBO transmitiu esse episódio no Dia dos Pais, que nos Estados Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho. É uma data bastante apropriada…

A primeira temporada completa de Westworld e os episódios já exibidos da segunda temporada – cujo último episódio vai ao ar neste domingo (24), às 22h na HBO – estão disponíveis na HBO GO.

Ed Harris como O Homem de Preto em “Vanishing Point”. Imagem: HBO

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...