Westworld | Tudo que você precisa saber para o season finale!

Uma das séries estreantes mais bem sucedidas de 2016, Westworld (HBO) encerra sua primeira temporada neste Domingo, às 00:03h. Com tantos mistérios apresentados, através de um roteiro instigante e de difícil compreensão, se perder de vez em quando não é novidade. Confira abaixo tudo o que você precisa saber, ou pelo menos o básico, para compreender os eventos do season finale. E algumas especulações, é claro:

Quatro períodos de tempo

westworld-1x09-dolores

Até agora, presenciamos na série quatro momentos distintos, distrubuídos de forma não linear. Sendo assim, em um mesmo episódio vemos eventos do presente com Dolores, Teddy, Homem de Preto, Ford, Bernard e Maeve; acontecimentos de 30 anos atrás com William, Logan, Dolores  e El Lazo/Lawrence; e entre 33 e 35 anos atrás, quando o parque ainda estava em fase de testes, com Dolores e Arnold. Ainda há um quarto período com Maeve em sua narrativa anterior, 1 ano e meio antes do que está acontecendo atualmente.

Dolores é a personagem chave

westworld-1x01-dolores

Anfitriã mais antiga em Westworld, Dolores é a personagem central para compreendermos quase todos os principais acontecimentos da trama. Ela interage praticamente com a maioria  dos anfitriões em momentos distintos, vale dizer. Com exceção da história de Maeve e sua filha, em sua narrativa anterior, todas os fatos mostrados contam com a participação dela. A história contada desde o início diz respeito à sua jornada de descoberta e evolução consciente. Quando soubemos quem era Arnold e o motivo de seus encontros, fica claro que tudo isso fazia parte deste processo, o qual ela revive com a chegada de William e no presente.

Todas as “visões” que Dolores tem na verdade é o que acontece atualmente. Em vários momentos, personagens como William somem e ela se vê sozinha em locais como Pariah (cidade em que eles viajam de trem) e na chegada recente à Escalante, no episódio 9. Com isso, estamos presenciando a todo tempo sua jornada no presente, revivendo suas experiências passadas. Como os anfitriões não possuem memórias, tudo que eles acessam é revivido na integra, como se estivessem fazendo parte daquilo. Por isso, o ponto de vista dela é tão desconexo quanto não confiável.

O jogo de Arnold: Primeira linha do tempo

westworld-1x09-dolores-igreja

Nos primeiros episódios, Dolores apareceu em alguns encontros com quem achávamos ser Bernard, na parte subterrânea que descobrimos abaixo da igreja, no episódio 9. O roteiro induziu o público a crer que isso fazia parte de uma rotina para verificar o porquê das falhas que estavam ocorrendo com alguns anfitriões. No episódio 3, em uma dessas conversas, é dito por Arnold à Dolores sua intenção de jogar um jogo, através de um teste, que deveria ser segredo. É o que presume-se ser o labirinto, fruto da obsessão do Homem de Preto no presente. Todos esses eventos se passam antes do parque abrir. No episódio 8, Dolores revive um momento dessa linha do tempo, com os anfitriões aprendendo a dançar na mesma cidade onde ocorre o massacre de Wyatt, também visto por ela mas sem a perspectiva de quem foi o responsável. Talvez este seja um indicativo de que ela esteja envolvida nisso, principalmente pelo fato de ter matado Arnold. Outro fato curioso é que ao entrar na igreja que a leva a passagem subterrânea, ela vê vários anfitriões – entre eles Angela – bugando, provavelmente pelo fato de estarem ouvindo a mesma voz de Dolores, a voz do código de Arnold. As grandes questões a serem respondidas é se ela chegou ao labirinto e o que motivou a morte de Arnold, além do massacre. Ainda sobre essas vozes, estão associadas ao conceito da mente bicameral, uma teoria que defende a ideia de que o homem primitivo acreditava que seus pensamentos seriam as vozes dos deuses. Mente Bicameral é o sugestivo nome do último episódio.

William e Logan 30 anos atrás: Segunda linha do tempo

william-dolores

Certa noite, quando Dolores improvisa sua narrativa e foge, acaba se encontrando com William e Logan que estavam acampados. Tal fato acontece no presente mas o roteiro acabou nos dando a sensação de que aquilo estava acontecendo de forma simultânea. No episódio 2 vemos William entrando no parque pela primeira vez, sendo recepcionado por Angela, em uma nova narrativa. Várias evidencias apontam para o acontecimento no passado. O logo de Westworld mostrado é diferente, em nenhum momento os dois cruzam com Maeve (que possuía uma outra narrativa) e até mesmo alguns personagens possuem roupas diferentes. O desenrolar da jornada acontece, com a chegada deles em Pariah, o encontro com Lawrence e a emboscada de Logan. Em vários momentos Dolores se vê sozinha, tendo as tais visões que remetem a sua primeira descoberta da igreja. Ou quem sabe houveram outras, não é? Fato é que, no último episódio, ao ser esfaqueada ela corre e derrepente aparece já no futuro, sem o ferimento. O que aconteceu? Um palpite é que, quando eles se separam de Lawrence e chegam a beira de um rio, ela vê o próprio corpo caído na água. Talvez este possa ter sido o fim de sua narrativa na linha temporal de William e Logan. Existe também a possibilidade de ser um outro momento em que ela refaz a jornada mas nada tem sido colocado por acaso na série. A julgar pelos 90 minutos do season finale, esse quebra cabeças deve ser montado para nós. O principal questionamento é o que de fato ocorre, se ela morre ou chega ao labirinto e qual o destino de Logan, já que William deve ser o Homem de Preto.

Maeve e sua antiga narrativa: 1 ano e meio antes dos eventos atuais

maeve-filha

Antes de se tornar a cafetina do Saloom Mariposa, Maeve tinha uma narrativa diferente, vivendo em uma fazenda com sua filha pequena. No episódio 6, com a ajuda de Felix, ela conheceu os setores de Westworld e na recepção, viu uma propaganda na entrada do complexo em que ela aparecia nessa narrativa. Alguns episódios antes, ela já estava acessando essas memórias. No episódio 7, descobrimos que o Homem de Preto matou sua filha e a esfaqueou, fazendo com que essa memória traumática ficasse gravada em seu disco rígido, mesmo depois de ser desligada. Quando Ford e Bernard tentam apagar a informação, ela se suicida e depois disso, ganha uma nova narrativa que é a que conhecemos nos dias atuais. Este fato situa-se 1 ano e meio antes do que está acontecendo na linha temporal do presente, devido a informação dada por Sylvester e Felix, de que ela não estava em sua narrativa atual há 10 anos, como ela acreditava ser.

O Labirinto e a nova narrativa de Ford: Presente

westworld-1x08-mib-teddy

A partir do momento em que entendemos que Dolores não se lembra do passado da mesma forma que os humanos, juntando isso a outros fatos, temos a certeza de que ela está refazendo suas jornadas anteriores. Depois que o seu pai vê a foto mostrada por Logan a William no passado, ele apresenta problemas e é aposentado. Dolores, estimulada em seu subconsciente inicia uma nova jornada e em vários momentos é comum ela se ambientar em épocas distintas. Quando eles chegam na cidade de Lawrence, por exemplo, por um instante ela se vê sozinha, depois com a filha de Lawrence e por fim com William e Logan. Na viagem de trem acontece a mesma coisa, quando William e Lawrence somem, da mesma maneira quando eles chegam até a cidade que ela desenha na viagem.

Paralelamente, a jornada de Maeve acontece, recordando seu passado e ganhando autonomia. Ford cria sua nova narrativa desenterrando a cidade, Bernard descobre ser Arnold e Theresa e Elsie(?) estão mortas.

William é o Homem de Preto?

 

Ainda não se sabe ao certo se essa teoria é verdadeira. Pelo menos até que seja mostrada. Entretanto, tudo aponta para que William no presente, esteja revivendo sua jornada anterior, afim de encontrar o labirinto. William chegou ao parque noivo da irmã de Logan, cuja família tinha participação nos negócios da Delos. No presente, já sabemos que o Homem de Preto é um titã da industria, como ele mesmo se define. Em um dos episódios, um visitante até agradece por ele ter salvo a vida de um familiar, nos levando a uma dedução de que seus negócios estejam relacionados a filantropia. Membro do conselho e cliente vip, após a morte da esposa seu objetivo é encontrar o labirinto, que segundo a filha de Lawrence e Angela já disseram, não é para ele. Está claro que é somente para os anfitriões, por causa de Dolores. Presume-se que fora do parque ele continue sendo um pouco William e dentro dele, o sombrio personagem que ele mesmo criou.

 

Wyatt existe?

westworld-1x09-wyatt

A primeira menção que vimos na série sobre Wyatt foi quando Ford, na intenção de dar maior produndidade e objetivo as motivações de Teddy, programou no seu passado o vilão, no episódio 3. Inicialmente ele acreditava que era o único a ter sobrevivido quando Wyatt desertou durante a guerra, matando todos os seus companheiros. Mais tarde ele descobriu ter envolvimento no massacre, não sendo tão mocinho assim. A cena e o local são idênticos ao que Dolores também presencia o massacre nos dias inicias do parque. Será que um dos dois será Wyatt? Parece que estamos presenciando versões diferente do mesmo mito.

Maeve vai sair de Westworld?

westworld-1x08-maeve-saloom

Covenhamos, a melhor coisa que poderia ter acontecido a Maeve atende pelo nome de Felix. Com todos os atributos aumentados, poder de controle sobre os anfitriões e narrativas, ela é quem possui no momento mais condições de rivalizar com Ford. Mas se tem algo que aprendemos com este ancião em Westworld, é que o piano não mata o pianista por não gostar da música. Bernard que o diga, não?

E o Labirinto?

westword-1x06-labirinto-ford

Até agora, o que se pode afirmar de mais concreto sobre o labirinto é o fato de que ele não é para os visitantes. Tanto a filha de Lawrence quanto Angela já afirmaram isso, para o Homem de Preto. Está cada vez mais óbvio que Arnold, através deste jogo, quer despertar algo a mais nos anfitriões e a mais próxima disso é Dolores. Se ela chegará ao centro em algum momento, é provável que tenhamos conhecimento neste domingo.

Porém, mais importante do que saber aonde fica é descobrir o que é. Segundo Arnold, assim que Dolores encontrar o labirinto, estará livre. Seria uma metáfora? Já sabemos que os anfitriões não podem sair do parque então cada vez mais tudo caminha para o despertar da consciência. Entretanto, isso já vem acontecendo aos poucos e com Marve já é algo pleno. Segundo o Homem de Preto, necessidade de encontrar o labirinto é saber qual história Arnold queria contar. Ativação da consciência e destruição do parque?

Para completar, Teddy ainda tem a seguinte versão: o labirinto é um mito, sendo a soma de vida de um homem e as escolhas que ele faz. No centro há um homem lendário que tinha sido morto inúmeras vezes, mas sempre voltou à vida. O homem voltou para em uma última vez vencer todos os seus opressores em fúria incansável. Construiu uma casa e em torno dessa casa que ele construiu, há um labirinto tão complicado que só ele podia ter acesso. Pois é, Teddy é aquele cara que já morreu inúmeras vezes também, o que torna isso ainda mais confuso.

Os interesses da Delos

westworld-1x09-charlotte-mib

A suspeita de espionagem industrial não só tirou do circuito Elsie, como também fez com que Theresa tivesse sua morte justificada. Fato é que a ex-chefe da Qualidade estava envolvida em um esquema de extração de dados, um backup de informações para que a Delos tenha acesso a tecnologia desenvolvida há mais de 30 anos por ali, sob o controle austero de Robert Ford. Está claro que, ao criar uma nova narrativa, Ford está mobilizando uma parte significativa de recursos da corporação. Em contrapartida, a Delos através da chefe de seu conselho de administração, Charlotte Hale, quer “aposentar” Ford a qualquer custo. Houve uma tentativa de provar que as recentes alterações (devaneios) do cientista estavam causando mau funcionamento dos anfitriões, através de uma farsa envolvendo Clementine, que precisou ser lobotomizada. O que fica claro nesse plot é que a Delos quer investir todo esse potencial em pesquisas ou outras finalidades comerciais. Sabe-se também que, há 30 anos atrás, o Homem de Preto ajudou a salvar o parque, que não ia bem financeiramente, através de um aporte financeiro. Membro do Conselho, o personagem de Ed Harris parece ser o único que não está nem ai para isso. O foco dele é o labirinto e segundo o mesmo, não é somente um jogo e é preciso enxergar além.

Bernard voltará?

westworld-1x07-bernard-e-robo

Em Westworld, duas grandes suspeitas que a internet decifrou de maneira voraz orbitaram sobre Bernard. A descoberta de sua identidade como anfitrião e o fato de ser uma réplica de Arnold alimentavam uma teoria que se mostrou certa. Os roteiristas deram pistas, insinuando algumas situações das quais 3 foram as mais destacadas: Ford dizendo a ele que sabe como ele pensa; Theresa perguntando se ele estava praticando, quando ele diz que os anfitriões conversam entre si; e a descoberta da família de Ford, quando ele enxerga na fotografia o pai do cientista. Mas se tem algo que ninguém poderia prever foi o tiro na têmpora, ordenado por Ford e que a princípio irá nos privar de ver a atuação de Jeffrey Write. Sabemos que a morte de um anfitrião pode durar apenas uma noite, mas neste caso específico, pelo confronto de ideias e contexto da situação, é improvável que o vejamos, pelo menos até segunda temporada, como Bernard, é claro. Ou não…


Para acompanhar as publicações do Quarta Parede, siga as nossas redes sociais ou inscreva-se por e-mail para receber notificações de novos posts, logo abaixo da área de comentários ou no menu à direita!

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...