The Handmaid´s Tale | Agencia britânica cria campanha distópica para promover 2ª temporada

Em exibição desde abril no Hulu, a segunda temporada de The Handmaid´s Tale estreou na última semana no Channel 4, da Inglaterra. Para marcar o retorno da série vencedora do Emmy em 2017, a empresa 4Creative lançou uma campanha de marketing incrível, baseada na misoginia do regime totalitário de Gilead e nas duras restrições impostas à liberdade das mulheres.

Uma série de cartazes digitais em várias cidades do Reino Unido mostraram mensagens como “A cidade não é lugar para uma mulher” e “O lugar de uma mulher é em casa”.

À primeira vista, as mensagens aparecem sem nenhum logotipo ou menção a série. No entanto, elas são seguidas por outra imagem, que retrata a personagem principal, Offred (Elizabeth Moss), com uma frase desafiadora “Não deixe que os bastardos te oprimam”, em alusão a uma expressão dita no quarto episódio da primeira temporada.

Em uma entrevista à publicação especializada Creative Review, Alice Tonge, diretora da 4Creative, falou sobre a importância da campanha associada à temática da série.

“Num mundo em que as mulheres estão justamente exigindo salários iguais, falando contra o assédio e onde a igualdade de gênero é um tema em alta, queríamos surpreender as pessoas inesperadamente e criar indignação temporária com uma  campanha polêmica, para lançar a segunda temporada de The Handmaid’s Tale”, declarou Tonge.

Além dos cartazes digitais, a empresa também projetou uma capa para o jornal diário Metro, com os dizeres  “As mulheres não podem ler este jornal”.

Baseada no romance homônimo de Margaret Atwood, publicado em 1985, The Handmaid´s Tale se passa em um futuro distópico, em que os Estados Unidos são substituídos pela República de Gilead, em um regime patriarcal, baseado no fundamentalismo religioso.

A trama da série é conduzida sob o ponto de vista de Offred, uma aia – a classe de mulheres mantidas para fins reprodutivos e assim conhecidas pela classe dominante – numa época em que a taxa de natalidade entrou em declínio devido à esterilidade provocada pela poluição e por doenças sexualmente transmissíveis.

No Brasil, a série é transmitida pelo canal pago Paramount Channel. No próximo domingo, (27), a partir das 14h, será exibida uma maratona da primeira temporada, com todos os dez episódios indo ao ar em sequência na emissora.

No Brasil, a segunda temporada de The Handmaid’s Tale será exibida no segundo semestre de 2018.

Léo Barreto

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...